Guardas aprimoram conhecimentos para projeto de condicionamento físico

Guarda Municipal
30/08/2013 18h00

Um grupo de guardas municipais (GMs), graduados em Educação Física, participaram de um aperfeiçoamento acerca das técnicas de ensino de natação. O objetivo foi aprimorar as habilidades dos GMs que atuarão como instrutores no projeto de condicionamento físico, desenvolvido pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), voltado para todo o efetivo.  

O encontro ocorreu na quinta, 29, no Colégio Arquidiocesano, sob o comando do coordenador de Esporte e membro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcelo de Aquino Resende. Coube ao mestre o trabalho de dividir com os educadores físicos da GMA as técnicas mais modernas para ensino dos quatros estilos de natação, bem como os fundamentos para o salvamento aquático.

"A primeira preocupação dos instrutores deve ser tornar o ambiente aquático agradável. É importante transmitir tudo de forma salutar e trabalhar bem os fundamentos básicos de locomoção no meio aquático, através dos quatro nados e, por fim, estar preparado para qualquer intercorrência que apresentar risco de vida na água", detalhou o professor.

Marcelo de Aquino revelou que este aperfeiçoamento é uma forma de contribuir para promover uma melhoria na qualidade de vida para a categoria que atua com a ordem pública. "Eu já desenvolvi trabalhos com outras instituições como a Polícia Militar e o Exército Brasileiro, sempre com o intuito de promoção da saúde, o que para esta classe é fundamental", disse.

Segundo o GM Fábio André Santos da Silva, um dos responsáveis pelo projeto de condicionamento físico, o contato com o mestre Marcelo de Aquino é fundamental para aprimorar os conhecimentos adquiridos na graduação. "O professor é altamente capacitado e este aperfeiçoamento vai possibilitar que a gente preste um serviço qualificado para os GMs que praticarão a atividade", destacou o GM Fábio.

"Para um bom desempenho nas aulas ministradas, é de grande valia esse aperfeiçoamento que estamos adquirindo, visto que, sendo nós profissionais da área, precisamos passar por cursos de reciclagem para adquirirmos maior qualificação e trabalharmos da melhor forma possível", expôs a GM Maria Augusta Araújo. De acordo com ela, é gratificante ser membro da GMA e poder exercer a profissão de educadora física, contribuindo para proporcionar um melhor desempenho nas atividades como agentes da segurança. 

O projeto

As ações para estimular nos GMs a prática de atividades físicas e esportivas é parte do programa de valorização profissional promovido pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da GMA. O objetivo do projeto é garantir meios para o servidor conquistar uma vida mais saudável e um bom preparo físico.

Além da natação, estão previstas turmas de hidroginástica, judô, jiu-jitsu e defesa pessoal. As atividades serão desenvolvidas no complexo esportivo da nova sede da Semdec, que conta com uma piscina semiolímpica e uma quadra poliesportiva. A previsão é de que um total de 15 educadores físicos se dediquem para atender, no primeiro momento, o efetivo com aproximadamente 400 profissionais e, posteriormente, os familiares.

"A motivação da Direção da GMA é oferecer meios para a melhoria da qualidade de vida do GM e da família, a partir da disponibilidade de um Centro de Treinamento. Esse é um projeto de vanguarda, porque certamente, será um dos poucos centros do Brasil e do Nordeste voltado para os GMs", enfatizou o GM Fábio.