Os serviços da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho, órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social (Semfas), foram apresentados ao público presente na 5ª edição do Encontro de Jovens Empreendedores (EJE), realizado na última sexta-feira, 30, no espaço Emes.
O evento, organizado pelo Conselho de Jovens Empreendedores (CJE), foi criado com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo no estado de Sergipe, através da disseminação de palestras, cases de sucessos, painéis de debates, além da apresentação de projetos sobre potencialidades das novas tecnologias para empresas.
De acordo com a diretora de empreendedorismo da Fundat, Alzira Leite, o mais importante da participação de eventos dessa natureza é garantir a troca de experiência e ampliar a rede de contatos com outras pessoas engajadas em fortalecer o empreendedorismo.
"É uma forma de entender o processo da formação empreendedora, observando e aprendendo de que forma os profissionais estão desenvolvendo as práticas do empreendedorismo na esfera local. Essa troca de experiências contribui para que a Fundat incorpore uma nova postura mais alinhada com a realidade local e mais direcionada para uma vertente social, que é um dos pilares da Fundação por estar inserido na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semfas)", afirma.
Atendimento
O estande da Fundat contou com a atuação da equipe de empreendedorismo e cooperativismo, que divulgou os projetos de formação profissional e financiamento de microcrédito inserido no CredPovo. O atendimento prestava esclarecimentos iniciais aos interessados em abrir o próprio negócio, incentivando o público a ser consultado por técnicos experientes da Fundação.
"Desse primeiro contato, serão identificadas as necessidades e depois do diagnóstico fica mais fácil direcionar os serviços para o público atendido. Na Fundat, eles conhecem sobre como realizar a formalização do negócio, viabilizar o financiamento e verificar as taxas de capitalização mais atraentes. A finalidade é ajudar o cidadão a investir e montar sua própria fonte de renda", explica o técnico do CredPovo, Antônio Braz.
Na oportunidade, uma das primeiras participantes do evento atendida no estande da Fundat foi a artesã Ecília Maria dos Santos acompanhada de sua mãe Maria das Graças. Com os colaboradores da Fundat, Ecília soube quais as primeiras medidas a serem tomadas para formalizar seu negócio na área de decoração de evento, conquistando a independência financeira que tanto almeja.
"Já é o primeiro passo para ajeitar uma firma de encomendas de decoração para festas e eventos. Tive a oportunidade de realizar algumas oficinas na Fundat, com o intuito de me capacitar em funções que até antes tinha que terceirizar o serviço ou pagar para outra pessoa realizar nas minhas decorações", afirma Ecília, confirmando a sua presença na sede Fundat para o serviço de consultoria com os técnicos do CredPovo.
Engajamento
Assim como explica o diretor geral do EJE, Danilo Barreto, o público- alvo do evento esteve concentrado nos jovens, por se qualificarem como um dos grandes engajadores e realizadores da ação empreendedora. Além disso, o estímulo ao púbico mais jovem é uma forma de incentivar a criar projetos possíveis de serem postos em prática, mostrando a alternativa do empreendedorismo para o mercado formal.
"É uma forma de estimular os jovens a mostrarem sua ideia e transformar em algo possível. Por isso, além dos cases de sucesso, contamos com o projeto Demoday que já aconteceu em outros estados e tem o objetivo de buscar investidores interessados em financiar ideias inovadoras e negócios baseados nas novas tecnologias. Para esse concurso, foi feita uma pré-seleção dos projetos, sendo que os selecionados foram aprovados para a fase de apresentação no próprio evento com uma banca de jurados", conclui.