João Alves concede entrevistas e explica situação dos taxistas e do Banese

Agência Aracaju de Notícias
17/09/2013 15h17

O prefeito João Alves Filho esteve na manhã de hoje, 17, concedendo entrevistas ao Jornal Bom Dia Sergipe, da TV Sergipe, e ao programa  apresentado pelo radialista Gilmar Carvalho, na Rede Ilha FM. Na ocasião, o prefeito falou sobre a Ação Civil do Ministério Público em relação aos taxistas de Aracaju e a respeito da licitação para escolha do novo banco oficial da capital sergipana.

Taxistas

João Alves informou à população sobre a reunião realizada ontem na sede do MP com o intuito de levar ao conhecimento do Ministério Público as propostas em benefício dos taxistas. "Estamos mantendo um diálogo constante com os representantes do MP para levar ao conhecimento deles a real situação dos taxistas. Estive juntamente com a secretária da Defesa Social, Georlize Costa Teles, e o superintendente da SMTT, Nelson Felipe. O MP tem boa vontade de resolver a situação e analisará todos os pontos levantados. Após essa parte, vamos para a parte jurídica".

Banese

Questionado sobre a licitação do banco que irá operacionalizar a folha de pagamentos dos servidores municipais, João Alves enfatizou a necessidade da realização do processo licitatório para ajudar na receita da Prefeitura que passa por dificuldades financeiras. Além disso, João Alves deixou claro que o servidor público não será prejudicado.

"A crise financeira caiu em todos os municípios de forma federal. Grande parte disso se deve ao Governo Federal que dá incentivo as empresas reduzindo o IPI que é o principal imposto do Fundo de Participação dos Municípios (FPN). Os royalties também foram reduzidos em 40%. Ainda existe o débito do Estado com a Prefeitura de R$ 20 milhões por não ter repassado para o Município os valores do SUS", explicou o prefeito.

João Alves disse que a discussão sobre a licitação da instituição financeira oficial se dá muito mais por questões políticas. "O Banese foi o primeiro banco a ser comunicado e convidado sobre a licitação há dois meses e a presidente jamais me procurou para um conversa. É preciso que a os funcionários se tranquilizem, pois não serão prejudicados. Eles não serão obrigados a fazer a portabilidade para outro banco, mesmo que ganhe a licitação. Queremos que a instituição que ganhe a licitação ofereça mais benefícios ao servidor", garantiu o prefeito destacando que no mês de julho o Banese fez apenas oito empréstimos consignados, enquanto que a Caixa Econômica realizou mais de 400 empréstimos.

O prefeito aproveitou a oportunidade da entrevista no programa do radialista Gilmar Carvalho para esclarecer alguns aspectos abordados pelo governador em exercício, Jackson Barreto. "Vou deixar uma informação ao governador Jackson Barreto, com o maior respeito. Tínhamos um instrumento que foi criado no Banese chamado Banco do Povo, onde realizávamos microcrédito para pessoas de baixa renda sem a necessidade de avalista. O resultado foi fantástico e, por conta disso, criamos 50 mil empréstimos. Tivemos inadimplência menor do que qualquer outra instituição financeira. Geramos milhares de microempresas, já que o Banco do Povo era uma conjunção de forças do Banco do Estado com a área Social, que capacitava essas pessoas para que o negócio prosperasse. O banco teve tamanho sucesso, querido governador, que o BNDS considerou o melhor banco de microcrédito e mais eficiente do país, além de ter sido modelo no exterior pelo Banco Central".