"Será a minha primeira experiência profissional relacionada com a conscientização ambiental e estou com uma grande expectativa para atuar nas ruas", declarou Débora Rodrigues. Aos 19 anos, em sua primeira oportunidade profissional, a jovem terá a possibilidade de simultaneamente aprender e ensinar à população sobre o trabalho da coleta seletiva na capital sergipana. Ela faz parte da equipe de agentes ambientais do projeto ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa!'.
Desde o dia 18 de setembro está sendo desenvolvida a capacitação dos 20 novos agentes que irão integrar o projeto da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) que conscientiza e orienta a população sobre os benefícios da coleta seletiva e dos cuidados com o meio ambiente através da ação conjunta entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Torre Empreendimentos.
No conjunto Augusto Franco, o trabalho é realizado também em parceria com a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores), formada por ex-catadores de material reciclável do antigo lixão do Santa Maria. Os cooperados, que também passaram por treinamento na última semana, recolhem, separam e vendem o material descartado pelos moradores da região, que recebem já nesta segunda-feira, 23, a visita dos novos agentes.
"O treinamento dos agentes é necessário para a renovação da equipe do ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa!'. O trabalho deles tem a duração de um ano e hoje estão reunidos aqui 20 novos aprendizes que irão trabalhar no projeto nesse período. Nós passamos slides, explicamos sobre o trabalho da coleta e a diferença entre lixo seco e úmido, mostramos o questionário que eles irão aplicar nas casas e como deve ser feita essa abordagem", explicou a assessora técnica da Emsurb, Juçara Benetti.
O educador ambiental Cristóvão José dos Santos comentou a respeito da importância do treinamento. "A partir desta ação os novos agentes poderão agregar conhecimento técnico com o intuito de repassar para a comunidade o que aprenderam, pois irão atuar de porta em porta. A previsão é que no início de outubro eles já comecem o trabalho", destacou.
Projeto ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa´
O projeto é composto por jovens maiores de 18 anos que são capacitados como agentes ambientais e coordenados por educadores ambientais que recebem o apoio da Emsurb. As equipes percorrem as ruas dos bairros que estão inseridos no programa visando conscientizar os moradores sobre os benefícios da coleta seletiva, o descarte correto do lixo e a necessidade de cooperação de todos para que o trabalho alcance êxito no aproveitamento do que é recolhido. Através desse trabalho os agentes também incentivam aos cidadãos a armazenarem o óleo de cozinha evitando que este resíduo contribua com a poluição dos rios. A orientação é armazenar o resíduo e ligar para o Disque Óleo pelo telefone (79) 3041-7401/3259-7377.