Emsurb promove palestra sobre coleta seletiva em colégio

Serviços Urbanos
26/09/2013 17h50
Início > Notícias > Emsurb promove palestra sobre coleta seletiva em colégio

Com foco nas crianças e com uma linguagem lúdica mas pedagógica, A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) começou a levar informações sobre a importância da mudança de hábitos em relação ao lixo doméstico a instituições de ensino da capital. O Colégio Lavoisier, no bairro Farolândia, foi o primeiro a ser visitado, nesta quarta-feira, 25, por uma equipe de educadores e agentes ambientais que desenvolveram atividades também sobre a coleta seletiva e a preservação da natureza.

Alunos do 4º ao 8º ano do ensino fundamental, nos turnos da manhã e tarde, tiveram a oportunidade de assistir a uma peça teatral alusiva ao tema. "A partir desta iniciativa estamos dando um novo passo ao programa de coleta seletiva, e como a instituição está localizada no Conjunto Augusto Franco, que passou a ser inserido recentemente no projeto, nada melhor que trazer para o meio escolar este assunto de um modo simples e lúdico. A ideia é repassar esta mensagem para estes alunos que são multiplicadores de informação quando retornam para as suas residências", destacou a assessora técnica da Emsurb Juçara Benetti ao lembrar que a coleta seletiva na localidade é realizada nos dias de segunda e quarta-feira.

A educadora ambiental Karina de Oliveira também comentou a respeito do novo projeto. "Hoje colocamos em prática um novo desafio que conta com a participação dos agentes ambientais que desenvolvem uma peça teatral a respeito da coleta seletiva e a preservação do meio ambiente. A iniciativa é baseada em paródias, um cenário representativo contando, claro, com a interação dos alunos", ressaltou ela.

"É com grande satisfação que recebemos o projeto em nossa escola. A peça foi bem didática e conseguiu envolver os alunos com o tema", comemorou a coordenadora pedagógica Marta Rodrigues sem esconder a alegria pela instituição ter sido a primeira a receber a ação. Já Natália Lima, aluna do quarto ano, citou o que mais chamou a sua atenção durante a peça. "Achei bem legal a música que eles cantaram falando sobre o lixo, eu e meus colegas até dançamos", revelou.

Projeto ‘Cidadão Consciente, Cidade Limpa´

O projeto é composto por jovens maiores de 18 anos que são capacitados como agentes ambientais e coordenados por educadores ambientais que recebem o apoio da Emsurb. As equipes percorrem as ruas dos bairros que estão inseridos no programa visando conscientizar os moradores sobre os benefícios da coleta seletiva, o descarte correto do lixo e a necessidade de cooperação de todos para que o trabalho alcance êxito no aproveitamento do que é recolhido.

No conjunto Augusto Franco, a ação é realizada em parceria com a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores), formada por ex-catadores de material reciclável do antigo lixão do Santa Maria. Hoje os cooperados trabalham no Centro de Triagem "José Walter Bautista Vidal", no bairro 17 de Março.

Através desse trabalho os agentes também incentivam aos cidadãos a armazenarem o óleo de cozinha evitando que este resíduo contribua com a poluição dos rios. A orientação é armazenar o resíduo e ligar para o Disque Óleo pelo telefone (79) 3041-7401/3259-7377.

Coleta Seletiva

O serviço de coleta seletiva em Aracaju é realizado em 23 localidades a partir do processo de recolhimento, em residências e empresas, de materiais que se transformarão novamente em matéria-prima após serem vendidos pela Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e pela Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores). Ambas formadas por ex-catadores de material reciclável e parceiras da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Operacionalizada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a prática sustentável organizada pelo poder público depende da contribuição de todos para garantir o melhor resultado para a população e para o meio ambiente. Já participam do itinerário de coleta seletiva: Conjunto Augusto Franco, conjunto Bela Vista; bairro Cirurgia; conjuntos Beira Mar I e II; conjunto Médici; Jardim Baiano; bairro Getúlio Vargas; bairro 13 de Julho; conjunto Inácio Barbosa; bairro São José, bairro Jardim Esperança; loteamento Parque dos Coqueiros, Beira Rio; bairro Aeroporto; Aruana; conjunto J. K.; Sol Nascente; Santa Lúcia; bairro Jardins; bairro Grageru; bairro Siqueira Campos, além de órgãos públicos, casas de material de construção, hotéis, escolas e postos de saúde do bairro Santa Maria.