Sema apresenta relatório técnico de repressão ao descarte irregular de resíduos sólidos e supressão não autorizada na capital

Meio Ambiente
27/09/2013 15h08

As diretorias de Controle e Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) apresentaram hoje, 27, relatório técnico da última operação ostensiva de descarte irregular de resíduos sólidos na capital. A operação ocorreu na quarta-feira, 18.

De acordo com o diretor de Controle Ambiental, José Rosa Felipe Filho, a operação foi deflagrada após o recebimento da solicitação pelo secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos. "Atendendo ao pedido do secretário vistoriamos dois pontos das avenidas Heráclito Rollemberg e Desembargador Antonio Góis, canal do 18 do Forte e rua Celso Oliva. Nessas localidades constatamos a utilização do passeio público para deposição de rejeitos e resíduos de construção civil", declarou José Rosa Felipe Filho.

Para o secretário Eduardo Matos, as ações são necessárias para coibir o descarte irregular e educar a população. "Por lei é proibida a exposição a céu aberto de resíduos sólidos. Não há mais lixões em Aracaju, entretanto, muitas empresas de construção civil vêm transformando a cidade em um lixão a céu aberto. Nosso intuito é promover a qualidade de vida dos aracajuanos, por isso, estamos realizando fiscalizações periódicas", explicou o secretário.

Consta ainda no relatório o resultado de outras operações deflagradas após denúncia. "No Conjunto Beira Mar II, constatamos a supressão e poda não autorizada. Houve podas severas em três espécimes arbóreos, fato que gerou ao morador, solicitante do serviço, uma advertência, e à empresa que realizou a poda, uma notificação. Já, no Bairro Suíssa e Santos Dumont, fizemos apenas advertências", disse a biologia e fiscal ambiental da Sema, Moniky  Santana.

No Parque Teófilo Dantas, Bairro Centro; Escola Municipal Prof. Laonte Gama, Bairro Santa Maria; Espaço Novos Rumos, Bairro Santa Maria; Rua Alferes José, Bairro Farolândia; Rua Arquibaldo Mendonça, Bairro Suíssa; Rua Armando de Barros, Bairro Luzia; Rua Rodolfo Ramos Fontes, Bairro Luzia; Rua Oliveira Barros, Bairro Ponto Novo e Rua Bittencourt Sampaio, Bairro Pereira Lobo foram realizadas vistorias de solicitação de poda e supressão. 

Ao todo a Sema vistoriou 17 pontos da cidade, número considerado como positivo. "Este número de pontos visitados é animador, uma vez que não contamos com o quadro de efetivos. Temos trabalhado com um número reduzido de fiscal, mas que vem apresentando bons resultados", relatou o secretário Eduardo Matos.