Aracaju realiza 1º Encontro de Saúde da Pessoa Idosa

Saúde
01/10/2013 12h09

Hoje, 1º de outubro, é o Dia Nacional do Idoso e para marcar a data o Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem da Secretaria da Saúde de Aracaju realizou o 1º Encontro Temático de Saúde da Pessoa Idosa. A abertura aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) no bairro Ponto Novo e contou com a participação da secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, que enfatizou a importância de valorizar e sensibilizar para o respeito à pessoa idosa.

"Sensibilizar os gestores públicos e profissionais da Saúde para as políticas voltadas para Saúde do Idoso é fundamental. Na Saúde de Aracaju, hoje, fazemos a conscientização dos profissionais e mantemos diversas estratégias que atendem e incluem a pessoa idosa nos serviços de saúde", enfatizou Goretti, que citou ações desenvolvidas nas Unidades de Saúde para o combate a doenças crônicas como hipertensão, diabetes, a promoção de saúde e prevenção nos Polos do Programa Academia da Cidade e os grupos de convivência de usuários na terceira idade.

O evento foi voltado para profissionais das Unidades de Saúde e contou com a presença da promotora de Justiça Berenice Andrade Melo, da Promotoria dos Direitos do Idoso e Pessoas. A promotora destacou que nesse 1º de outubro também é celebrado 10 anos da criação do Estatuto do Idoso. "Hoje, felizmente, os direitos do idoso têm ganhado mais visibilidade na sociedade. As pessoas estão mais cientes de que todos têm direito à saúde, a educação, cidadania e lazer. Mas, mesmo assim temos muitos outros desafios a superar como o combate a violência familiar que hoje atinge o idoso e impede que os idosos venham a ser tratados com dignidade e o respeito que merecem", disse.

Saúde da Pessoa Idosa

O coordenador do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem, Fabrício Almeida, destacou que o seminário é de extrema relevância para sensibilização das equipes das Unidades de Saúde de Aracaju em defesa de uma velhice mais saudável. "Convidamos todos para debater aspectos e temas corriqueiros na vida da pessoa idosa como nutrição, saúde, violência familiar, e quedas de idoso que também consideramos como um problema de saúde pública", disse.

Programação

O encontro contou com uma palestra ministrada pela assistente social Rosana Marques que falou sobre os 10 anos do Estatuto do Idoso, o nutricionista Hugo Xavier debateu a Nutrição e Envelhecimento Saudável.  A técnica da secretaria Ângela Santos debateu os índices de quedas de idosos em Aracaju e por fim uma apresentação da técnica  Liliane Gonçalves do Núcleo de Prevenção a Violências e Acidentes (NUPEVA) encerrou o evento.