Semfas inicia comemorações aos dez anos do Estatuto do Idoso

Família e Assistência Social
01/10/2013 11h12
Início > Notícias > Semfas inicia comemorações aos dez anos do Estatuto do Idoso

Nesta terça-feira, 1º de outubro, o país celebra os dez anos de implantação do Estatuto do Idoso. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) iniciou na segunda-feira, 30, uma vasta programação que está sendo executada pelos 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com a participação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Maria Pureza e a Casa Lar.

A programação, que se estenderá até o dia 23 deste mês, irá acontecer em dois momentos. O primeiro, que teve início nesta segunda-feira, é a busca ativa, uma estratégia realizada com o objetivo de identificar os idosos que estão fora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com vistas a incluí-los nas atividades dos Cras.

A atividade de busca ativa tem um diferencial considerado importante pela coordenadora da Proteção Social Básica, Meilane Alves Lima Costa. "Os idosos já engajados no serviço, em suas respectivas comunidades, integram a equipe de busca ativa ao lado dos técnicos, e são eles que estão fazendo, de fato, a ação de sensibilização, conversando com os idosos visitados sobre a importância do serviço e da participação nas atividades dos Cras", explicou a Meilane Costa.

A busca ativa foi iniciada pelo Cras Porto D'Antas. "Visitamos residências de três idosos que estão afastados do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o resultado foi muito positivo. A receptividade foi muito boa, o que nos anima a continuar realizando esse trabalho", comentou a coordenadora do equipamento social, Maria Elze Alves de Sá.

Na tarde desta terça-feira, a busca ativa será realizada na comunidade do Lamarão, pelo Cras Carlos Fernandes de Melo e na quarta-feira, no bairro Santa Maria. Até o dia 23, todos os Centros de Referência de Assistência Social terão realizado o trabalho de busca ativa em suas comunidades.  

2º momento

A partir do dia 15 e até 22 deste mês, os Cras estarão executando o segundo momento da programação, que é ciclo de palestras e integração entre os Grupos de Convivência. A metodologia consiste em um Cras visitar outro. O equipamento visitante leva seu grupo de idosos para o Cras sede, que receberá os convidados com uma programação que promoverá a integração entre eles.

O Cras sede é livre para elaborar a sua programação, que pode contar com oficinas, palestras sobre o Estatuto do Idoso e o SCFV e outras atividades, a exemplo do Baile da Primavera, que será realizado pelo Cras Enedina, no bairro América,  na tarde do dia 15, quando estará recepcionando o Madre Tereza de Calcutá, localizado no bairro Jabotiana.