A Prefeitura de Aracaju conquistou mais uma importante vitória para o esporte aracajuano. Em novembro de 2014, a capital sergipana vai ser sede de um dos maiores campeonatos esportivos do País, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento é organizado anualmente pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), reunindo milhares de atletas de diversos estados. A decisão foi divulgada na cerimônia de abertura do JUBs 2013, que acontece até o dia 2 de novembro. Este ano, a solenidade de abertura do JUBS ocorreu na capital do estado de Goiás e contou com a participação de diversas autoridades políticas do Brasil.
Animado com a vinda do JUBs à Aracaju, o prefeito João Alves Filho comemorou com os atletas aracajuanos a vitória da cidade. "A nossa capital sediará o JUBS! Pois, com isso, vamos valorizar ainda mais a prática esportiva na nossa cidade. E, sob o comando de Carlos Eloy, a Secretaria do Esporte e da Juventude fará deste evento um marco na nossa Aracaju", afirma o prefeito.
O JUBs além de ser um evento esportivo de grande destaque internacional, auxilia na educação dos jovens do país, visto que a prática do esporte necessita de disciplina, responsabilidade e compromisso, para superar os próprios limites e obstáculos que surgem na preparação de cada atleta. Além disso, há uma integração entre a prática de esportes e a parte acadêmica, através de palestras. Os jogos reúnem atletas dos 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, e se enquadra como maior campeonato do segmento universitário. Em Goiânia, mais de 3 mil atletas universitários participam das competições.
A 62ª edição dos jogos é motivo de festa - também - para o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy, que desde o início deste ano tem investido na propagação da prática esportiva na cidade. "Desde que nós começamos a gerir a Secretaria de Esporte e da Juventude temos diariamente impulsionado a prática esportiva, o Bolsa Atleta contribui bastante para que possamos valorizar nossos atletas.Trabalharemos muito, porque esse é o lema desta gestão que tem a responsabilidade de desenvolver Aracaju", pontua. O impacto inicial na economia será de 10 milhões de reais, valor este investido pela CBDU e pelas federações dos Estados envolvidos, com previsão para a rede hoteleira de mais de 30 mil diárias, servindo em média 50 mil refeições. Como Aracaju é a maior potência do Norte-Nordeste na área esportiva, a PMA já iniciou os investimentos para a realização do evento.
Representando a presidente Dilma Roussef, o ministro de esportes Aldo Rebelo considera o evento como propagador das práticas esportivas e acadêmicas, indispensáveis na formação dos jovens. "Fico muito feliz ao ver o esporte universitário no Brasil retomar a tradição de exemplo de massas e, é importante retomar o fortalecimento dos jogos universitários em cada estado. Cada universitário retome ao lado das suas obrigações acadêmicas e ao lado dos seus desejos", proferiu.
O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, Luciano Cabral, aproveitou a presença do ministro do Esporte tem um compromisso com a competição, por essa razão, apóia o JUBS desde a sua primeira edição. "Tenho certeza que Aracaju fará um grande evento, sabemos o quão delicado é organizar tantas pessoas, mas o retorno disso para a capital sergipana é garantido, é muita gente movimentando a economia sergipana. Em 70 anos de história nunca fomos a Aracaju e este será um marco", afirmou o presidente da CBDU.
O secretário municipal de Esporte e Lazer de Goiânia, Sebastião Peixoto Moura, destacou a importância dos jogos e desejou boa sorte a Aracaju como próxima cidade sede. "Sucesso a Aracaju e aos aracajuanos que irão abrigar este evento ano que vem, além do fator competitivo, traz benefícios diversos pra cidade", disse.
A frente da diretoria regional Norte - Nordeste da CBDU, Roberto de Melo, diz ter grande expectativa para Aracaju em 2014 pelo fato de a capital sergipana ser maior que Goiânia. "Os JUBs já teve no Nordeste em 2005 no estado de Pernambuco. Em 2009 foi a vez de Fortaleza. Ficamos muito felizes por ser Aracaju, e pela localização vai alavancar o número de participação recorde", finaliza Roberto.
Repercussão em Aracaju
O clima na gestão do Prefeito João Alves Filho é de harmonia e integração. Todo o secretariado do Prefeito estava aguardando a notícia para saber se Aracaju seria a campeã. Dada a notícia, a troca de informações foi rápida e os cumprimentos tanto para o prefeito, para o secretário Carlos Eloy , quanto para o adjunto Milton Cruz mesmo a distância aconteceram. A felicidade foi geral.
Para o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho, "essa é uma oportunidade Fantástica para o Turismo, o setor tanto hoteleiro quanto comercial, irá viver 10 dias de uma intensa movimentação econômica, ganha todo mundo com esta notícia, a cidade, a administração do prefeito João Alves Filho, o comércio, o esporte, a população de uma forma geral", afirmou Walker.
O secretário de Comunicação, Carlos Batalha, também parabenizou a comitiva de Aracaju. Apaixonado pelo esporte Carlos Batalha, afirma que "com tantas notícias boas, Aracaju com certeza se tornará a capital do esporte brasileiro", concluiu.