Após o anúncio de que Aracaju irá sediar os Jogos Universitários Brasileiros - JUBs 2014, feito pelo presidente da CBDU, Luciano Cabral, em solenidade ocorrida em Goiânia com a presença do Prefeito João Alves Filho que esteve prestigiando o evento que este ano aconteceu na capital do estado de Goiás, a notícia chegou como um balsamo para quem faz o trade turístico de Aracaju.
Com perspectiva de cerca de 3.000 atletas e de uma ocupação hoteleira de mais de 30 mil hospedagens, o JUBs 2014 chega a Aracaju para alavancar a nova fase de desenvolvimento do turismo que nesta administração conta com uma secretaria dedicada ao segmento que é a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo que tem como secretário Walker Martins Carvalho. E o trade logo pontuou com otimismo uma vez que neste contexto se insere como forma complementar e atrativa, a campanha "Aracaju Tem", no aeroporto de Salvador. De forma que podemos observar o quão é fundamental e de grande importância a criação da secretaria, uma assertiva do Prefeito João Alves.
Para o Secretário Walker Carvalho, a chegada do JUBs a Aracaju mostra um resultado positivo da junção de forças e dedicação do secretariado. "Esta somação, de forma direta ou indireta contribui para que ações sejam consequências de outras oriundas de secretarias distintas. Exemplo disto é que o JUBs é uma conquista do Prefeito João Alves Filho e da SEJESP na pessoa do competente secretário Carlos Eloy, juntamente com a SEMICT a qual estamos à frente e a SECOM dirigida pelo secretário Carlos Batalha. Atrair eventos para nossa capital dá certo e firma ainda mais Aracaju como destino indutor do nordeste brasileiro, o que concretiza de forma ativa o desejo do prefeito João Alves Filho," disse Walker Carvalho.
Diante da conquista, a ABIH/SE se mostrou confiante frente ao desafio de receber uma quantidade expressiva de visitantes. Para Daniela Mesquita, vice-presidente da entidade, a ABIH tem condições de acolher o número de hospedagem prevista para o período e de forma cautelosa estuda a melhor tarifa possível para que não só o evento, mas os participantes retornem a nossa capital em outras oportunidades. Com esta conquista percebemos a importância da criação da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju que em tão pouco tempo de existência já tem movimentado de forma significativa o segmento do turismo em nossa capital.
Segundo o presidente da ABRASEL/SE, Augusto Carvalho, estes atletas irão movimentar de forma significante o comércio local. "Cada atleta consome em média R$80,00 (oitenta reais) por dia e isto será distribuído por diversos segmentos entre bares, restaurantes, diversão e compras em geral, o que movimentará a economia gerando empregos diretos e indiretos no período. É um público jovem que vêm a nossa capital pela prática do esporte, mas que poderá vir em outras oportunidades se assim gostarem. Durante as competições eles já contam com a alimentação por conta da organização, mas no horário de folga eles procuram os atrativos da cidade e é aí que todos que fazem o trade serão beneficiados, porque não apenas o atleta, mas os parentes dele, os amigos que vêm torcer, as delegações." Disse Augusto Carvalho.
"A ABRASEL / SE irá confeccionar uma relação de restaurantes para ser inserido no portfólio da comissão organizadora, onde será elencada uma série de restaurantes, os quais vão estar identificados com adesivos, onde o atleta terá descontos especiais." Completou Augusto Carvalho.