Mais um condomínio de apartamentos foi inserido no programa de coleta seletiva desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos. A pedido da síndica do edifício Mansão Benjamin Carvalho, Sylvia Antunes, a Assessoria Técnica da Emsurb levou nesta terça-feira, 19, agentes ambientais ao local, no bairro Jardins, com informações sobre o procedimento de separação de lixo seco e orgânico.
A responsável pela administração do edifício explicou o porquê do contato com a Emsurb. "É insustentável que continuemos a produzir tanto lixo sem nos preocuparmos em reaproveitar o que for possível. Precisamos fazer a nossa parte para que nos tornemos uma sociedade sustentável", ressaltou Sylvia Antunes. Tópicos de conscientização ambiental também foram repassados de porta em porta aos moradores.
Dentre as informações levadas pelos agentes ambientais do programa Cidadão Consciente, Cidade Limpa, a ressalta sobre a importância de acondicionar o material reciclável limpo e seco e os tipos de resíduo que não são aproveitados pelas cooperativas que recebem o montante levado pelos caminhões de coleta. Além disso, a importância da preservação da natureza e o conceito de sustentabilidade foram abordados durante a visita aos cidadãos.
Os funcionários do condomínio também receberam instruções de como separar o resíduo proveniente da limpeza geral do edifício e de como dispor o material separado pelos moradores no dia da coleta. "O local será inserido no itinerário de coleta seletiva já a partir da próxima semana. Deixamos panfletos para que na reunião de condomínio as informações sejam reforçadas e os moradores que não receberam a visita dos agentes ambientais também recebam as instruções", ressaltou Juçara Benetti, assessora técnica da Emsurb.
Itinerário
O serviço de coleta seletiva em Aracaju é realizado em 23 localidades a partir do processo de recolhimento, em residências e empresas, de materiais que se transformarão novamente em matéria-prima após serem vendidos pela Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e pela Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores). Ambas formadas por ex-catadores de material reciclável e parceiras da Prefeitura Municipal de Aracaju.
Operacionalizada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a prática sustentável organizada pelo poder público depende da contribuição de todos para garantir o melhor resultado para a população e para o meio ambiente. Já participam do itinerário de coleta seletiva: conjunto Augusto Franco, conjunto Bela Vista; bairro Cirurgia; conjuntos Beira Mar I e II; conjunto Médici; Jardim Baiano; bairro Getúlio Vargas; bairro 13 de Julho; conjunto Inácio Barbosa; bairro São José, bairro Jardim Esperança; loteamento Parque dos Coqueiros, Beira Rio; bairro Aeroporto; Aruana; conjunto J. K.; Sol Nascente; Santa Lúcia; bairro Jardins; bairro Grageru; bairro Siqueira Campos, além de órgãos públicos, casas de material de construção, hotéis, escolas e postos de saúde do bairro Santa Maria.
Empresas, órgãos e condomínios que também quiserem participar do programa de coleta seletiva desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos podem solicitar uma visita técnica pelo 0800-284-1300 ou pelo 3179-7001.