Grupamento Tático da GMA promove instrução especializada de Abordagem e Busca

Guarda Municipal
28/11/2013 09h43
Início > Notícias > Grupamento Tático da GMA promove instrução especializada de Abordagem e Busca

 O Grupamento Tático Operacional (GTO) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) deu continuidade ao ciclo de Nivelamento Tático Operacional (NTO) da equipe com a instrução sobre os Aspectos Legais da Abordagem e da Busca Pessoal. O objetivo do treinamento foi mostrar aos guardas municipais (GMs) a necessidade de manter-se atualizados de todo o arcabouço legal que trata da abordagem a pessoas, a veículos e a edificações, bem como a padronização dos procedimentos operacionais.

Segundo o coordenador do GTO, o GM Tiago Emanuel, a instrução versou sobre o Código de Processo Civil, o Código de Conduta para os Encarregados da Aplicação da Lei (CCEAL) e os fundamentos da abordagem. "Apresentamos a teoria e trabalhamos também a parte prática destes procedimentos que são baseados no padrão SWAT - Special Weapons And Tactics (em português Armas e Táticas Especiais) - que é utilizado no mundo todo e abrange desde abordagens simples até as de alta complexidade", detalhou o GM e instrutor Tiago.

Os GMs puderam ver ainda tópicos de introdução à sinalização tática. "Essa sinalização é direcionada para comunicação gestual, que dinamiza as ações e organiza o teatro da ocorrência", explicou Tiago. De acordo com o GM, a próxima instrução do ciclo de NTO abordará defesa pessoal, imobilização tática, uso de tonfa e bastão, técnica de algemação e contenção. "O instrutor será o GM Geandsson Viana e está prevista para dezembro", adiantou.

Para o GM Daniel Paixão, que está participando do NTO, os treinamentos estão proporcionando as bases disciplinares operacionais, bem como o desenvolvimento de técnicas que ainda não eram conhecidas por ele. "Nesta terça, vimos questões que permitem que a gente trabalhe baseado na legalidade. É muito válido e entusiasma a gente, pois mostra que a Guarda está treinada para prestar a sociedade aracajuana um serviço especializado, em momentos mais difíceis", opinou.  

O GTO

Ainda em processo de formação, o GTO surge para atender ocorrências de ordem civil e/ou patrimonial que necessitam de intervenção especializada, a exemplo de manifestações contra equipamentos municipais ou de casos de desocupações no âmbito da capital.

Desde o mês de agosto, a GMA vem promovendo os treinamentos do NTO. O cronograma inclui matérias como gerenciamento de crises, uso progressivo da força, técnicas de abordagem a pessoas e veículos, controle de distúrbio civil, uso tático de armas de fogo, técnicas de menor letalidade e agentes químicos, entre outras.

O diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, discorreu acerca da motivação que culminou no surgimento do GTO: "face às demandas pontuadas nacionalmente e que Sergipe, não diferentemente, apresenta-se contextualizado com a incidência de ‘movimentos sociais' que se insurgem contra o poder público municipal, entendemos que a criação - implementação - de grupos especializados na Guarda Municipal é um segmento de extrema importância para atuar preventivamente e, quiçá, repressivamente nos enfrentamentos das massas populares constituídas como turbas, fazendo intervenções preliminares de contenção e isolamento para eventual uso extremo da força especializada de segurança púbica".