Aracaju é premiada pelo MTur

Turismo - SETUR
05/12/2013 17h10
Início > Notícias > Aracaju é premiada pelo MTur

A convite do Ministério do Turismo e SEBRAE Nacional, o Prefeito João Alves Filho e o Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, estiveram representados pelo adjunto Fábio Andrade na entrega do Relatório Brasil 2013, que mostra o resultado da 5ª edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional - Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. O evento aconteceu no último dia 2, no auditório do MTur na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Em sua quinta edição, publicada no ano em que o Ministério do Turismo completa 10 anos de criação, o MTur premia Aracaju pela evolução de 12,3 no índice de Aspectos Ambientais atingindo a marca de 64,4. Nesta dimensão, foram avaliadas as seguintes variáveis: estrutura e legislação municipal do meio ambiente, atividades em curso potencialmente poluidoras, rede pública de distribuição de água, rede pública de coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação pública de resíduos e Unidade de Conservação no território municipal.

Fatores como a limpeza da cidade e das praias e a retirada do lixão do Santa Maria, contribuíram para a pontuação de Aracaju, pois a natureza e o meio ambiente são fatores primordiais para um tipo de turismo que integre desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.

A Organização Mundial de Turismo (OMT) conceitua o turismo sustentável como aquele ecologicamente suportável em longo prazo, economicamente viável, assim como ética e socialmente equitativo para as comunidades locais, exigindo integração ao meio ambiente, natural, cultural e humano.

As pesquisas de demandas nacional e internacional realizadas pelo MTur apontam uma crescente conscientização dos visitantes, principalmente estrangeiros, quanto aos aspectos ambientais do local a ser visitado, a exemplo de praias, sol, turismo de aventuras e ecoturismo.

A pesquisa que aconteceu em 2011, e agora em 2013 acontecerá em sua 6ª edição no ano de 2015 e terá como parâmetros os resultados obtidos nas últimas pesquisas.