Na tarde desta sexta-feira, 13, a equipe gestora e pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) III Liberdade Dr. Wilson Rocha, localizado na Rua Distrito Federal, no bairro Siqueira Campos, celebraram a confraternização natalina e também o aniversário de 11 anos da instituição. Totalmente ornamentado com peças natalinas, feitas pelos próprios pacientes, o local foi palco para apresentações de grupos de dança e show do sambista, Rafael Oliveira.
"Em 2013 passamos por uma grande reforma em nossa estrutura, algo que já era necessário há muito tempo e que veio contribuir ainda mais para aumentar nosso atendimento e acolhimento para com os mais de 400 pacientes que atendemos por mês. Um dos carros chefe aqui do CAPS são as atividades culturais que proporcionam momentos de lazer e esporte além do atendimento clínico. Em 2014 esperamos que seja tão bom quanto 2013. Em meados de janeiro, faremos o planejamento para debatermos as metas do ano que vem", disse o coordenador da unidade, André Calazans.
Segundo Aragão D'Castela, que trabalha como terapeuta no Caps III Liberdade, a intenção de se festejar o Natal e o aniversário da instituição é incluir os pacientes na confecção dos adereços e na organização dos eventos. "Tudo nosso aqui é voltado para terapia. Temos um leque de profissionais voltados para fazer esse trabalho, dentro da saúde mental aqui neste Caps. O ano de 2013 foi satisfatório, suprimos as expectativas que eram esperadas. A festa vem contribuir para um momento de interação entre as pessoas e é importante para aproximar ainda mais os pacientes dos funcionários da saúde", enfatizou Aragão.
O Caps Liberdade III, como os demais de sua especialidade, vem prestando atendimento às pessoas com transtornos mentais, realizando um serviço bastante pessoal, indo inclusive, na casa do paciente, caso os mesmo não consigam se locomover. "Temos psicólogos, enfermeiros e auxiliares, além dos servidores que administram o local, todos juntos trabalhando em prol do paciente. Quando vamos até a casa de um paciente levamos parte de nossa equipe, onde prestamos informações sobre medicamentos e tratamentos. Dessa forma garantimos a continuidade dos nossos serviços", enfatizou André.
Para Maria Genivalda dos Anjos, mãe de um paciente atendido no Liberdade, essas atividades acabam contribuindo para a melhoria de seu filho. "Aqui, sinto que meu filho vem melhorando a cada dia. Acompanho a evolução dele dentro do Caps e percebo que essas atividades não estão deixando-o à margem da sociedade. No Caps III Liberdade ele vem recebendo medicamentos, assistência médica dos psicólogos além de atenção especializada para o problema que possui. Nesta sexta comemoramos duas datas importantes e que certamente ficarão registradas na memória do meu filho e dos demais pacientes", finalizou.