Cinco caminhões caçamba, uma trator escavadeira, três agentes de limpeza, um fiscal, cinco motoristas e um operador. Está formada uma das equipes de recolhimento de entulho da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O montante de resíduo coletado chega a 430 toneladas por dia. Grande parte deste volume é proveniente de pontos de descarte irregular de lixo em toda a cidade.
Na avenida Antônio Gois, na Coroa do Meio, um péssimo exemplo se repete diariamente. Apesar de haver uma caixa coletora disponibilizada para descarte de pequenos volumes de entulho, é comum o flagrante de carroceiros que despejam todo o tipo de material nos terrenos baldios a poucos metros do equipamento. "A frequência do serviço em cada ponto depende do volume de resíduos, pode ser semanal, em dias alternados e até diária", esclarece Fábio Almeida, coordenador de resíduos sólidos.
O serviço de coleta domiciliar é prestado regularmente três vezes por semana em todas as ruas do bairro, entretanto alguns moradores insistem em descartar o lixo doméstico em toda a extensão à beira do manguezal. "Tem gente que vem até aqui despejar o lixo de casa, mas a gente não deixa. Essa caixa é só para entulho", afirma José Edilson Santos, agente de limpeza responsável pela manutenção diária do entorno da caixa coletora instalada no local.
"O lixo deve ser colocado em frente à residência somente no dia da coleta. Se houver acúmulo de um dia pro outro, basta armazená-lo bem fechado no próprio quintal. Os dias e horários não têm variação, então não há necessidade deste descarte fora de hora. Com esse hábito simples a população pode contribuir muito para a manutenção da limpeza da cidade", ressalta o diretor de controle operacional da Emsurb, Robert Willyam.
Segundo o diretor, foi montada uma equipe volante para promover a fiscalização do descarte irregular. "Com uma equipe composta por cinco profissionais, realizamos rondas diárias em toda a cidade no intuito de identificar pontos estratégicos em que a prática acontece. O nosso método de atuação é com o recebimento de denúncias e com a ronda diária na busca de flagrantes", informa Willyam.
As denúncias podem ser feitas ao Serviço de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 0800 284 1300, ou através das redes sociais (twitter.com/emsurb e facebook.com/emsurb). Os valores das multas e notificações são especificados e variam de acordo com a categoria, como resíduos de construção civil, resíduos orgânicos e resíduos infectantes, e vão de R$ 160,44 até R$ 5.348,00. Tudo previsto na Lei Municipal 1.721, que regulamenta o código de limpeza urbana.