Aracaju passa por um fenômeno comum a várias capitais brasileiras: crescimento populacional, aumento da frota de veículos, expansão imobiliária e outros impactos resultantes do avanço da densidade demográfica e das demandas por políticas públicas articuladas surgidas com esse processo de crescimento urbano. Trabalhando com obras e ações que consolidem a infraestrutura urbana e prepare a capital para o futuro, a Prefeitura de Aracaju apresenta importantes investimentos que beneficiam os aracajuanos.
Umas dessas importantes obras em andamento é o Complexo Viário da avenida Tancredo Neves, conhecido como Mergulhão. Orçada em mais de R$ 34,5 milhões, com recursos conveniados da Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra fará a interligação entre as áreas centrais com a região de praias da capital através de novos corredores de transito, modernizando a mobilidade urbana e consolidando a infraestrutura da região que inclui os bairros Jardins, Inácio Barbosa e Farolândia.
Andamento
Cerca de 200 profissionais da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), além de várias máquinas e equipamentos atuam em diversas frentes de trabalho. O trabalho célere da PMA tem dado forma à obra e transformado a paisagem da área, através da um moderno conjunto urbanístico que inclui além do Mergulhão, cuja extensão mede 90 metros, uma ciclovia com 4.300 metros, um canal em concreto armado, implantação de rede de drenagem tubular, pavimentação asfáltica e iluminação, além da urbanização do trecho final da avenida Iolanda Pinto Barbosa, e duplicação da avenida Paulo VI.
A Prefeitura trabalha, a cidade se transforma
Desde que assumiu a administração municipal o prefeito João Alves tem buscado firmar convênios e alocar recursos para realizar obras estruturantes em toda a cidade. São investimentos necessários para transformar Aracaju em uma cidade melhor para se viver e um endereço agradável para o turismo de lazer de negócios. Além disso, a atual gestão trabalha para equacionar os problemas de infraestrutura e saneamento das regiões periféricas da capital, onde moram milhares de famílias que necessitam da atual do poder público.