Guarda Municipal de Aracaju detém quatro suspeitos por roubo

Guarda Municipal
23/01/2014 17h45

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) até esta quinta-feira, 23, deteve quatro indivíduos suspeitos de praticar roubo. Os três flagrantes ocorreram respectivamente no Mercado Albano Franco, no Centro da capital, e nas imediações do bairro Ponto Novo. Em todos os casos, os suspeitos utilizaram arma branca para coagir as vítimas. Além dessas ocorrências foram registrados ainda um caso de desacato e uma apreensão de um adolescente em conflito com a lei.

No Mercado Albano Franco, na quarta-feira, dia 22, um indivíduo abordou uma vítima já conhecida por ele, a quem pediu ajuda para comprar um lanche. Logo após, surpreendeu a vítima no banheiro do local, onde a ameaçou com uma faca de serra, pedindo que entregasse o celular. Os guardas municipais (GMs) que atuam no centro de compras foram acionados e conseguiram deter o autor do roubo, conduzindo-o para delegacia.

Na terça, 21, outros infratores foram flagrados pela Ronda da Capital (Rondac), que fazia o patrulhamento preventivo pelas ruas do Centro. O grupamento da GMA se deparou com dois homens empurrando a vitima, sendo que um deles estava com um canivete em punho. Os homens subtraíram o celular da vítima mediante agressão e ameaça.

No mesmo dia, um GM trafegava pela avenida Nestor Sampaio, quando flagrou um indivíduo abordando a vítima de forma violenta. Ao perceber a presença do GM, o suspeito empreendeu fuga com uma bicicleta, porém foi alcançado pelo guarda que realizou a abordagem e encontrou a faca utilizada na tentativa de assalto.

Desacato e apreensão de adolescente infrator

Nesta semana, um GM foi desacatado por um dos usuários de uma unidade de assistência social da Prefeitura. Na ocasião, um indivíduo dirigiu ao guarda palavras de baixo calão e o ameaçou, além de tentar danificar o patrimônio público. De acordo com o relatório da ocorrência, o indivíduo estava muito agressivo e alterado, sendo conduzido para delegacia onde foram tomadas as providências cabíveis.

A GMA ainda apreendeu um adolescente em conflito com a lei com passagem pelo Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), por prática de ato infracional tipificado como homicídio (art. 121 do Código Penal).  O infrator foi abordado no Mercado Albano Franco, onde foi flagrado em atitude suspeita. A guarnição apreendeu com o suspeito de 17 anos, um celular e uma faca de porte médio. Segundo o relatório da ocorrência, o adolescente já foi interno da Unidade de Internação Provisória (Usip).