Equipes da Diretoria de Controle Operacional da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Dirop/Emsurb) iniciaram no dia 13 de janeiro as ações de limpeza do entorno da avenida Beira Mar, que recebe o Pré-Caju 2014 desta sexta-feira, 24, até domingo, 26. A região dos bairros Treze de Julho, Grageru, Jardins e Salgado Filho foi atendida por cerca de 120 profissionais.
Nos dias de festa, 27 equipes, com 12 agentes cada, fazem a limpeza da região na manutenção das vias, praças e mangues a partir das 6h da manhã . O serviço é finalizado por volta das 8h, quando é iniciada a lavagem da avenida. São utilizados na ação dos três dias 9 carros-pipa, 6 caminhões compactadores, 5 caminhões caçamba e 5 caminhonetes. Ainda na avenida Beira Mar, uma equipe de agentes de limpeza permanece de plantão das 13 às 21h todos os dias.
Segundo o diretor de controle operacional, Robert Willyam, a limpeza acontece também nas vias e praças dos bairros adjacentes. "Cerca de 44 equipes, incluindo as de áreas verdes, estarão engajadas na ação de limpeza da área. Em seguida, cada equipe, composta por 12 agentes cada, seguirá seu cronograma normal de serviços em outras regiões da cidade, como as praias, por exemplo", garante Willyam. Duas equipes continuam durante o dia realizando a manutenção da região.
Comércio ambulante
A Emsurb também é responsável pela organização e fiscalização do comércio ambulante em eventos públicos e particulares. A empresa realizou a inscrição e o sorteio dos interessados em comercializar na festa. Foram disponibilizados 415 vagas para venda de alimentos, bebidas e adereços, entre bares fixos, isopores para venda de bebidas, carrinhos de lanche, tabuleiros de balas e cigarros etc. Nas noites do evento, ao todo, entre fiscais, coordenadores, motoristas e assessores, 250 pessoas irão trabalhar na festa.
Nesta sexta, 24, pela manhã, a vice-presidente da Emsurb, Selma França, acompanhou a visita da gerente de alimentos da Coordenação Vigilância Sanitária Municipal e Ambiental (Covisa) de Aracaju, Nazaré Aragão, no percurso da festa. "Viemos mostrar como os vendedores estão dispostos para que a os fiscais possam planejar a atuação da noite", explicou Selma. Às 14h a Vigilância Sanitária inicia a fiscalização do gelo utilizado pelos vendedores, e às 17h as equipes de fiscalização geral da Covisa começam o trabalho, que continua durante toda a festa.
Os banheiros químicos utilizados pelo público também foram disponibilizados pela Emsurb. Serão 250 no total. A limpeza acontece todas as manhãs, com reforço à tarde para que o público tenha equipamentos com boas condições de uso.