Leane de Carvalho Machado assume Secretaria da Saúde de Aracaju

Saúde
24/01/2014 17h06
Início > Notícias > Leane de Carvalho Machado assume Secretaria da Saúde de Aracaju

Na manhã desta sexta-feira, 24, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o prefeito João Alves Filho anunciou os nomes dos três novos secretários que vão compor a gestão da Prefeitura de Aracaju. Em seu pronunciamento, o Prefeito revelou que Luciano Paz assumirá a pasta da Secretaria da Fazenda e para seu lugar na Secretaria de Planejamento, o advogado Igor Albuquerque comandará os trabalhos. Já na Saúde de Aracaju, que foi comandada pela deputada estadual Goretti Reis no ano de 2013, assume a enfermeira Mestra, Leane de Carvalho Machado.

"Os três secretários que assumem hoje foram escolhidos porque são pessoas responsáveis e que já desempenhavam trabalhos reconhecidos dentro da nossa gestão. A intenção é que eles deem continuidade a administração que os antigos secretários já vinham realizando, não podemos começar uma nova gestão do zero, depois de um ano organizando tudo, seria burrice iniciar os trabalhos, precisamos somar novas experiências ao que já construímos", disse João Alves Filho.

Leane de Carvalho Machado é enfermeira e possui mestrado em Saúde e Ambiente pela Unit, local onde também é docente. Tem experiência como administradora hospitalar e na Saúde de Aracaju já atuava participando de setores administrativos, iniciando suas atividades como diretora de Atenção Primária e da Vigilância em Saúde, em seguida assumiu o cargo de diretora da Atenção à Saúde e respondeu pelas Redes de Atenção Primária, de Urgência e Emergência e também de Atenção Especializada além de gerir as Unidades de Pronto Atendimento do Município.

O Prefeito João Alves frisou que a escolha de Leane foi decidida levando em consideração todo o embasamento que ela possui, seja como profissional da saúde quanto servidora da Saúde de Aracaju. "Leane tem a missão de continua o trabalho deixado por Goretti Reis, que saí do cargo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa, e terá nosso apoio, porém peço a Goretti que continue nos auxiliando, sempre que necessário, os trabalhos que serão feitos a partir de agora por Leane. Sabemos que a missão será dura, pois a Saúde é um setor que passa por problemas em todo o território brasileiro, por conta da política federal que temos atualmente, onde o SUS repassa para as prefeituras valores muito abaixo dos valores que são ofertados hoje no mercado. Trata-se de uma pasta delicada, mas que estamos trabalhando para melhorar cada vez mais. Não tenho dúvida da competência de Leane para assumir esta administração e sei que ela fará uma gestão tão construtiva quanto a de Goretti, que plantou e deixou uma base de trabalhos e ações que serão vislumbradas no futuro", enfatizou o Prefeito.

A deputada estadual Goretti Reis contou que a escolha de Leane se faz primordial para que os trabalhos na Saúde de Aracaju continuem sendo realizados de forma avançada, garantindo a qualidade nos serviços prestados à população.

"Levando em consideração a visão do Prefeito em dar continuidade aos trabalhos que deixamos na Saúde de Aracaju, a escolha de Leane vem coroar o reconhecimento de todo o esforço que empregamos na gestão da saúde pública da Capital, por isso foi escolhida uma pessoa que já estava na equipe, que participou da construção dessa equipe, que tem todo o conhecimento das dificuldades e das perspectivas de crescimento para este ano, consciente de que os trabalhos não podem ser interrompidos pois isso atrasaria avanços conseguidos", disse Goretti que ainda complementou:

"É um cargo que requer muita responsabilidade, onde abdicamos do tempo com nossos familiares em prol da saúde do povo. É um cargo que trata de vidas, então necessita um empenho maior. Leane sabe das dificuldades que ainda encontraremos, pois a falta de recursos é algo que requer muito embasamento e apoio dos colegas secretários e do Estado pra rever pontos cruciais da saúde e resolver os problemas. Será preciso rever a oferta de procedimentos de alta e média complexidade, ela precisará rever a pactuação dentro do Estado, pois se não tiver recurso novo a população continuará penalizada. Eu só tenho a desejar muito sucesso, pois responsabilidade e competência eu sei que ela possui, pois Leane sempre foi comprometida com a saúde. O apoio da equipe será primordial pra que ela faça um excelente trabalho", pontuou Goretti.

Desafios

Consciente dos desafios que a Saúde de Aracaju enfrenta, a nova secretária da Saúde de Aracaju, Leane de Carvalho Machado enfatizou que pretende trabalhar em cima das necessidades da população. "Trabalhar a saúde pública é igual como fazemos na nossa vida pessoal. É preciso ter recursos para isso. Então serão em cima dos problemas e dos recursos disponíveis que vamos estabelecer as prioridades da Saúde de Aracaju. Este será um grande desafio na minha vida e darei sequência ao que já estávamos fazendo para melhorar ainda mais a saúde da Capital", enfatizou Leane que esclareceu ainda que o momento não é de mudanças e sim para avaliações.

"Vamos fazer uma análise de todo corpo técnico e só após poderemos pensar em medidas de mudança, por enquanto não haverá trocas. Tenho perfil técnico e estou atenta ao movimento político em que vivemos. Sou uma militante do SUS e já prestei serviço em hospitais, já atuei em Unidades Básicas de Saúde, trabalhei como coordenadora técnica do Pró-Mulher, sou professora universitária e atualmente estava também na parte administrativa da Saúde de Aracaju. Assim, quero frisar que meu compromisso é trabalhar com seriedade, obedecendo as leis e normas, fazendo parceiras para alcançar as metas do Sistema Único de Saúde, contribuindo para diminuir ou acabar  com uma das grande preocupação do prefeito João Alves, que é aumentar o acesso da população aos serviços oferecidos pela Rede de Saúde da Capital", disse a nova Secretária.

Em seu discurso de posse, Leane afirmou que manterá canal aberto com todas as classes e Conselhos da área de saúde e pediu apoio do poder público e da sociedade para fazer uma administração humanitária e concisa.

"O SUS é complexo de ser gerido e espero contar com apoio, experiência, e compromisso dos servidores da Saúde de Aracaju, contar também com os Conselhos da área da saúde, com a Secretaria de Saúde do Estado, com o Ministério Público, com a Imprensa, que nos ajuda a enxergar os problemas, com os meus colegas Secretários de Aracaju e também com o Secretários dos outros municípios sergipanos, uma vez que Aracaju atende a maioria dos procedimentos de média e grandes complexidades da população do Estado, Espero contar ainda com o apoio dos vereadores de Aracaju para que todos nós juntos possamos criar uma rede empenhada em melhorar todos os problemas que forem surgindo no decorrer da nossa administração", enfatizou Leane que saudou a presença da senadora, Maria do Carmo Alves, pelos seus "trabalhos na Saúde de Sergipe e no cuidado para com a mulher sergipana e sua família".

A nova Secretária enalteceu o trabalho deixado pela deputada estadual, Goretti, enquanto gestora da pasta, e agradeceu ao prefeito João Alves Filho pela confiança depositada nela para reger algo tão desafiador.

"Destaco o trabalho de Goretti Reis, pois só ela e quem estava próximo sabe o sacrifício que foi organizar a Saúde de Aracaju neste primeiro ano de gestão. Goretti construiu o alicerce, que ainda pouco aparece, mas que muito refletirá no futuro. É com grande honra e muita preocupação, que após alguns dias de reflexão, assumo o comando da Saúde de Aracaju, tendo como adjunto o doutor Lucio Prado, a quem agradeço desde já. Na sua sabedoria e experiência, o prefeito João Alves Filho, não me deixou saída ao argumentar que a Saúde de Aracaju não suportaria um novo recomeço, por isso assumo este trabalho. Agradeço a confiança que o Prefeito está depositando em mim. Sei que ser gestora da Saúde é uma profissão de alto risco, pois quase sempre somos responsáveis pelo que fazemos, pelo que deixamos de fazer e pelo o que não pudemos fazer. Todos sabemos que nosso Sistema de Saúde atravessa uma grave e profunda crise, causada principalmente pelo subfinanciamento. Atualmente, a saúde seja ela pública ou privada é sem dúvida o maior problema apontado pela população, em qualquer pesquisa de opinião do Brasil. Temos dificuldades de gestão e de recursos humano, o que causa um nó crítico de difícil resolução no País, porém vamos trabalhar para mudar este quadro, possibilitando melhorias para nossa população. Este será meu compromisso maior", finalizou Leane.