Transporte, segurança e mobilidade urbana garantidas durante Pré-Caju

Transporte e Trânsito
27/01/2014 17h13

A operação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, durante o Pré-Caju 2014 surtiu efeito na sociedade. Equipes de fiscalização do órgão reforçaram sua participação desde a última sexta, 24, até ontem, 26, nos principais cruzamentos que sofreram interferência com a realização da festa. Nesse ínterim, 38 veículos foram autuados. Entre os motivos, remoções por comprometerem a mobilidade na área circunvizinha ou estarem estacionados nos pontos destinados aos veículos do transporte público.

Como aconteceu no último ano, a equipe de Educação para o Trânsito não poderia faltar no Pré-Caju. Sua participação foi aplaudida e prestigiada por todos aqueles que eram abordados - bem como os curiosos. A coordenadora do núcleo em questão, Mônica Liberato, acredita no trabalho realizado como uma forma de 'lembrete' aos foliões sobre o valor à vida. “O discurso no momento do contato com as pessoas é focado na festa. Sempre de forma lúdica, o tema álcool e direção e respeito às leis são tratados. A leveza do grupo teatral dá o divertimento que o ambiente requer e muitos saem elogiando nosso trabalho, satisfeitos com a nossa presença”, comenta Liberato.

Para a comerciante Lindalva Barreto, o Grupo Os CONES de Teatro da SMTT é interessante por ser divertido e sério ao mesmo tempo: “Eu já tinha visto eles trabalhando nas faixas de pedestres lá perto de onde trabalho, mas essa forma de falar com as pessoas para não beberem quando saírem dirigindo daqui da festa, foi novidade para mim. Achei muito bacana”.

O estudante Jorge Medeiros apoia a iniciativa. “Todo trabalho de conscientização no trânsito é válido, ainda mais esse que diverte e envolve as pessoas. Bem no clima do Pré-Caju mesmo! Desse jeito a ideia parece que bate e fica”, conta.

Trânsito

De acordo com o diretor de trânsito, capitão José Luiz Ferreira, a operação programada pelo órgão aconteceu dentro do esperado. “As pessoas colaboraram com nosso trabalho, o que nos deixa perseverantes quanto à mudança de postura em relação ao cumprimento das leis de trânsito, em especial”, aponta.

Como para a realização do evento foi preciso bloquear a avenida Beira Mar, o diretor de trânsito, capitão J.Luiz, explica a operacionalização das vias circunvizinhas que serviram como rota de escoamento de tráfego: “Avenidas como Hermes Fontes, Adélia Franco, Heráclito Rollemberg, Anísio Azevedo, Acrísio Cruz, Pedro Valadares acabaram ficando sobrecarregadas com o bloqueio da Beira-Mar. O que fizemos nesses três dias de festa foi auxiliar os condutores quanto às possibilidades de rotas alternativas a seguir, prevalecendo, assim, a segurança e mobilidade de todos”, conta J.Luiz.

Enquanto os foliões seguiam pela avenida Beira Mar em festa, equipes da SMTT trabalhavam em revezamento nos postos de operação, em conjunto com a Polícia Militar, distribuídos no itinerário circunvizinho ao evento. Os Agentes de Trânsito que permaneceram em serviço na sede do órgão auxiliaram a atuação dos demais nas ruas, através da Central de Monitoramento. “Com as 15 câmeras distribuídas pela cidade foi possível identificar pontos de retenção em virtude do fechamento da Avenida Beira Mar e acionar os colegas que estavam nos postos especiais posicionados em vias próximas ao Pré-Caju”, acrescenta o supervisor de trânsito, Jorge Alberto.

Valor à vida

O diretor de transportes públicos, coronel Péricles Menezes, reforça o empenho das equipes de fiscalização e planejamento: “Tudo ocorreu conforme o esperado devido à dedicação e esforço de todos os membros das equipes. Os foliões puderam utilizar o transporte público conforme anunciamos previamente, sempre sob o acompanhamento de nossos fiscais”.

Os táxis bandeira e lotação receberam grande fluxo de passageiros nestes últimos três dias. Com isso, houve reforço da fiscalização contra clandestinos. Durante os três dias de festa, foram apreendidos cinco veículos que realizavam transporte remunerado de passageiros de forma irregular. “O carro chefe da nossa equipe é o combate a esse tipo de transporte irregular de passageiros que coloca em risco a vida das pessoas. Por isso que o nosso comando direto foi deixar a equipe em combate permanente”, reforça Menezes.

Serviço

A cooperação somou esforço nas redes sociais oficiais da SMTT. Segundo o coordenador de Comunicação Social do órgão, Flávio Vasconcelos, informar é sempre necessário. “Já que nossa participação no Twitter e Facebook é forte e prestigiada pela sociedade há um bom tempo, deixamos nossos seguidores munidos de dados relevantes sobre bloqueio de vias, acessos, linhas de ônibus e táxis, condição de tráfego e dicas para uma boa circulação durante os dias de Pré-Caju. O saldo desse esforço é sempre revertido positivamente à comunidade, que nos estimula diariamente a servir com empenho e satisfação”, considera Vasconcelos.