Saúde de Aracaju realizou diversos atendimentos no Pré-Caju 2014

Saúde
28/01/2014 16h38

O Pré-Caju 2014 contou mais uma vez com as equipes da saúde de Aracaju nos atendimentos médico pela Atenção Domiciliar, na distribuição de preservativos através do Programa DST/AIDS e na fiscalização de ambulantes através da equipe da Vigilância Sanitária.

Garantindo a segurança alimentar e o bem-estar do cidadão, a Coordenação da Vigilância Sanitária de Aracaju (COVISA) preparou um esquema especial para o Pré-Caju 2014. Nos três dias de folia, antes e durante a festa, a Covisa fiscalizou as condições higiênicas e a forma de venda e manipulação de alimentos e gelo, a equipe foi composta por 16 técnicos e pelo coordenador da Covisa, Ávio Britto.

Parte da equipe de técnicos se reuniu a partir das 14h, para realizar as inspeções de gelo, horário em que era realizado o abastecimento das bebidas. De acordo com o coordenador da Covisa, foram inspecionados 28 carros de gelo e apreendidos 700 kg de gelo considerados clandestinos, transporte inadequado e impróprio para o consumo humano.

Ao todo foram inspecionados 51 tendas, 89 towner, 28 bares, 702 isopores e 14 barracas capetas, totalizando 900 inspeções. “Mais um ano de Pré-Caju e a Vigilância Sanitária desempenhou um grande trabalho, parabenizo a equipe que se somou na realização de mais um evento e aos ambulantes pelo trabalho e a preocupação no manuseio dos alimentos, isso mostra a importância do curso de manipulação e armazenamento de produtos que foi ofertado pela Covisa em parceria com a Emsurb e a Fundat, visando o bem-estar dos foliões”, ressaltou Ávio.

DST/AIDS

Prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como a Aids, Sífilis e Hepatites B e C foi o objetivo do Ponto da Prevenção montado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no canteiro da Rótula do Caju. Técnicos do Programa Municipal de DST, AIDS e Hepatites Virais estiveram as três noites da festa, das 20h às 3h, distribuindo camisinhas femininas e masculinas, gel lubrificante, além de brindes como doleiras e também cartão com endereço e horário de funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

De acordo com a coordenadora do Programa Débora Kelly de Oliveira, por noite foram distribuídos 14.400 preservativos masculinos, 500 femininos, 1.000 géis lubrificantes e 1.000 doleiras. “É de grande importância fazer parte de um evento de grande porte como esse. Aqui passamos a mensagem para os foliões sobre o sexo seguro, já que é um momento em que muitas pessoas estão se conhecendo. O cuidado com as doenças sexualmente transmissíveis deve ser aumentado. Por isso, nossos técnicos além de distribuir os preservativos também passaram informações.”, disse a coordenadora.

A Prefeitura mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), do bairro Siqueira Campos, e permanece em funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, disponível para todos os cidadãos. Para acessar o serviço é necessário apenas o número do Cartão SUS e um documento de identificação.

Atendimentos médicos

A Saúde de Aracaju atuou com atendimentos médicos, durante as noites de folia da prévia carnavalesca com uma equipe composta por três médicos, um enfermeiro e dez técnicos de enfermagem. Nesse período foram registrados 195 atendimentos, sendo na sexta-feira 67, no sábado 80 e no domingo 48 atendimentos, entre clínico, ferimento com arma branca e outros procedimentos.

Para a secretária da Saúde de Aracaju, Leane de Carvalho, a atuação dos Programas durante o Pré-Caju foi acordado entre os servidores da Secretaria, que se colocaram na responsabilidade de proporcionar o melhor para os foliões. “Sabíamos que estávamos lidando com uma grande festa, onde as demandas são constantes, mas estávamos preparados para enfrentar as situações e assim fizemos, garantimos o compromisso de um atendimento qualificado e rápido”, enfatizou Leane.