Semfas articula reunião entre DAGV e conselheiros tutelares

Assistência Social e Cidadania
29/01/2014 12h20

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) sediou e participou na manhã desta quarta-feira, 29, de uma reunião com representantes da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) e os novos conselheiros tutelares, empossados no último mês de dezembro.  O encontro aconteceu na sala de reuniões do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

O objetivo da reunião, segundo informou a coordenadora da Delegacia de Grupos Vulneráveis, Thaís Santiago, foi o de apresentar a delegacia  e expor  suas atribuições aos novos conselheiros tutelares, bem como buscar o estreitamento da parceria entre as duas instituições que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente. "Viemos nos colocar à disposição dos conselheiros para o enfrentamento da violência contra o público infanto-juvenil", explicou a coordenadora, acrescentando que a reunião foi bastante positiva.

"A maioria dos conselheiros é nova, de modo que a gente pode conhecer os representantes dos distritos, tirar dúvidas e discutir as peculiaridades do trabalho dos conselheiros, tudo isso buscando o alinhamento das atividades deste ano de 2014", enfatizou a delegada.

Para a conselheira tutelar do Quinto Distrito, Rosimeire Oliveira da Silva, a reunião foi oportuna para que se colocassem as dificuldades que os conselheiros enfrentam diariamente no trabalho, a exemplo da questão do registro de boletim de ocorrência de crianças e adolescentes desaparecidos. "As mães nos procuram porque têm dificuldade de fazer o BO nas delegacias", afirmou a conselheira.

A conselheira também viu como bastante positiva a discussão da necessidade de se implantar um sistema de plantão para os conselheiros tutelares. "A demanda existe e é preciso que a gente avance nesse ponto, mas para isso, precisamos criar um atendimento 24 horas", disse.

A diretora de Assistência Social da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, Ângela Acácia Menezes, destacou a importância da reunião e o papel da Semfas neste encontro. "A delegada nos solicitou que viabilizasse a reunião, porque sentia a necessidade de estreitar e fortalecer o relacionamento entre a DGV e os conselheiros tutelares, o que de imediato recebeu o aval da secretária Selma Mesquita, por entender que é necessário alinhar os trabalhos para que a rede de proteção à criança e ao adolescente cumpra o seu papel com eficácia", salientou.