Programa Anjos Azuis: membros finalizam capacitação com palestra sobre drogas

Guarda Municipal
04/02/2014 14h31

Na sexta, 31, os membros do Programa Anjos Azuis participaram da última palestra do Curso de Capacitação para a Atuação na Prevenção às Drogas, promovido pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA). O palestrante foi o delegado da Polícia Civil Fábio Pereira, da Coordenadoria das Delegacias da Capital, que expôs dados sobre o combate ao tráfico de drogas e experiências vivenciadas no Departamento de Narcóticos (Denarc).

 

Segundo o delegado, é de suma importância essa preparação para o trato com os atores envolvidos no tráfico de drogas, pois possibilita uma atuação mais eficaz no combate a um crime que vem, cada vez, mais afetando a sociedade. "A GMA vem ganhando destaque em seu papel na segurança pública do Estado, por conta de debates como este que vem promovendo, bem como pela qualificação dos seus profissionais. A gente percebe que essa é uma Guarda mais estruturada e presente. Cheguei aqui e encontrei com uma turma muito participativa e que também tem experiência para passar, proveniente da atuação deles em campo. Saio daqui entusiasmado com esta participação", revelou Fábio Pereira. 

 

O guarda municipal (GM) Fábio Salviano contou que a capacitação permite o aperfeiçoamento do trabalho do grupo e possibilita o entendimento de aspectos que, muitas vezes passam despercebidos na rotina de trabalho. "A Prefeitura de Aracaju, através da Semdec, pensando em fazer com que a Guarda tenha uma abordagem diferenciada, formulou um curso muito pertinente no tocante a questões de drogas, mostrando como alcançar o nosso público com uma postura mais preventiva, mais comunitária e focando em questões educacionais. Palestras como essa, ajudam-nos a fazer uma melhor leitura da sociedade e dos problemas que vamos nos deparar e, assim, atuarmos numa abordagem mais técnica que contribua para diminuir a violência e a criminalidade", analisou.

 

Além do debate sobre o tráfico de drogas, os membros dos projetos Guarda Cidadã e Anjos Azuis nas Escolas participaram de eventos sobre homofobia, discriminação, drogas na infância e adolescência, teatro e contação de estórias. A série de palestras de cunho social e atividades lúdicas foi promovida para ampliar o trabalho dos projetos desenvolvidos junto a crianças e adolescentes. Com a capacitação, os GMs poderão atuar de forma mais eficaz, identificando os problemas sociais em que cada localidade visitada esteja inserida.