A prefeitura de Aracaju vem caminhando com o objetivo de aproximar a população ainda mais dos órgãos públicos. Com este sentido a Secretaria da Juventude e do Esporte (Sejesp) vem promovendo atividades através do Projeto Lazer em Meu Bairro. A primeira edição de 2014 do evento aconteceu no conjunto Bugio durante todo o último sábado, dia 15, na praça Osvaldo Mendonça.
A inovação do projeto nesta edição ficou por conta das ações de educação no trânsito, conscientização ambiental e cuidados com a saúde. Oficinas, serviços gratuitos e as atividades esportivas, recreativas e culturais já pertencentes ao programa, fizeram novamente sucesso entre o público. E para ouvir a população, o vice-prefeito José Carlos Machado esteve no evento e destacou a vontade de atender os interesses dos aracajuanos, aproximando os órgãos das comunidades da capital.
"Espírito público, vontade de servir, desprendimento e criatividade devem fazer parte do gestor público. Estamos esperançosos para este ano e sem dúvida aproximar os serviços à comunidade é o nosso objetivo maior. A Sejesp está cumprindo esse papel", exclamou Machado.
A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) se somou mais uma vez a Sejesp e disponibilizou a emissão de carteira de trabalho, oficina de currículo e ensinamentos sobre confecção de bijuterias, reforçando o compromisso social e contribuindo com pessoas como Georgina Mendes.
"Moro há 25 anos no Bugio e recentemente tive os documentos furtados. Como sou enfermeira e dificilmente tenho tempo para ir até a rua Pacatuba, onde fica a agência do trabalhador, aproveitei a oportunidade para tirar a carteira de trabalho, que me foi solicitada com urgência, no meu trabalho. Foi uma ótima oportunidade", comemorou a moradora.
O Serviço Social do Comércio (Sesc) orientou crianças nos cuidados com a escovação e higiene bucal. A escola Escova de Ouro vem se somando ao Lazer em Meu Bairro desde as primeiras edições e sempre atende bastante gente, a exemplo de Murilo Dias que aproveitou a oportunidade para cortar o cabelo. "Moro há dois anos no Bugio e aproveitei para vir cortar o cabelo e participar do evento. Está sendo proveitoso, pois esta é uma excelente iniciativa, para aproximar até mesmo o contato entre os moradores", disse Murilo.
Orientações
A Secretaria de Defesa Social e Cidadania esteve representada pela Guarda Municipal, que sempre reforça a segurança do Lazer. Desta vez com o Projeto Anjos Azuis e Guarda Cidadã, a criançada teve a oportunidade de receber orientações sobre malefícios trazidos pelas drogas."Entendemos que o teatro consegue abranger temas e orientar jovens e familiares. E foi com este sentido que trouxemos o teatro de bonecos, debatendo com a comunidade e deixando reflexões para todos", explicou o diretor geral da GM, coronel Enilson Aragão.
Preocupados em ouvir os problemas da comunidade e resgatar valores, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) deixou sua marca através do Grupo Condutores da Educação e Segurança (Cones)."Precisamos resgatar a gentileza. As pessoas têm nos procurado com problemas na hora de atravessar ruas e pedir informação. Os idosos, que trafegam com dificuldade, precisam apenas de contribuição dos motoristas, que apressados esquecem do próximo e não param. O teatro vem mostrar a importância de respeitar as leis e ajudar as pessoas na refletir sobre o tema", comentou Tetê Novais, coordenadora do grupo de da SMTT.
A comunidade participou de forma ativa na programação. O Movimento Bugio Bonito levou a importância de transformar canteiros em verdadeiros jardins arborizados, para a comunidade."O projeto existe há quatro anos e tivemos a oportunidade de mobilizar moradores das três etapas do conjunto, fazendo o plantio de árvores que possam ofertar a comunidade espaço para brincadeiras, piquenique e lazer.", argumentou o idealizador do movimento, José Adailton Dantas.
Esportes
A programação esportiva começou com o aquecimento feito pelos profissionais que atuam no programa Mexa-se, da Sejesp, e da Academia da Cidade, da Secretaria Municipal de Saúde. Depois do aulão, chegou a vez de destacar esportistas do Bugio, como os atletas do Centro Cultural Berimbau me Leva.
Nas quadras, o futebol de areia movimentou a criançada. Já no vôlei, crianças, adolescentes e adultos aprenderam técnicas e tiveram a oportunidade de jogar com esportista que faz parte do Bolsa Atleta, Ana Carolina. Ela estimulou o público e elogiou a estrutura disponível na praça.
"Quando iniciei joguei muitas vezes nesta comunidade, já que morava aqui. Hoje estou muito contente por ver que a quadra está bem estruturada e a comunidade ganhou um excelente espaço para treinar e se destacar em competições, como me consagrei campeã na Itália, ano passado", destacou Ana, que foi campeã Mundial Escolar de Vôlei de Praia.
O Karatê foi outra modalidade bastante observada, já que karatecas do Bolsa Atleta estiveram participando durante o evento. Para demonstrar os movimentos e estimular o esporte, Guilherme Garcez, esteve nos tatames e deixou sua marca. "Sou Bolsista Prata do Programa Bolsa Atleta e o incentivo vem proporcionando resultados, como o titulo de Campeão do Mundial Sub 17, que disputei ano passado. Nada mais justo que dividir isto com a comunidade, representando os esportistas do Karatê", falou Guilherme.
A prova do sucesso do evento esteve no reconhecimento das crianças e pessoas que estiveram presentes no local. Exemplo disto foi Gabriel Domingues, 12 anos, que esteve participando do futebol junto com demais amiguinhos da comunidade. "Moro aqui desde que nasci e pela primeira vez que participo de muitas brincadeiras, como o futebol. Um sábado bem diferente do que sempre é. Tudo está sendo maravilhoso", disse o garoto.
O secretário Carlos Eloy esteve conversando com os populares e recebendo os gestores das secretarias parceiras do Lazer em Meu Bairro. "Acreditamos que descentralizar os serviços e atender a comunidade é a melhor maneira de atender as necessidades dos aracajuanos. Este ano vamos manter o programa e no penúltimo sábado do mês estaremos realizando o Lazer em Meu Bairro, que já faz parte das políticas da Sejesp. Para isto é fundamental as parcerias e estamos gratos a todos por tornar esse programa um êxito da Sejesp", explicou o secretário.