Saúde de Aracaju promove grupo de arte e terapia para mulheres com HIV

Saúde
20/02/2014 17h39

Tão importante como diagnosticar e tratar cedo o HIV, vírus causador da Aids, é esclarecer que ser portador do vírus não impede uma vida plena de conquistas e de vitórias. Esse é o principal objetivo de um grupo de arte e terapia para mulheres com HIV, ação idealizada pelo Programa DST/AIDS da Secretaria da Saúde de Aracaju em parceria com Grupo Cidadã Positiva. A aula inaugural do curso aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20, e contou com a adesão de diversas mulheres que já no primeiro dia do encontro apreenderam a técnica de costura com fuxico.

A dona de casa Sandra não mediu esforços e logo aprendeu as primeiras lições de artesanato em tecido. Ela falou da superação que o Grupo Cidadã Positiva lhe proporcionou e dos benefícios que a participação de atividades de socialização que o grupo de arte e terapia representa na vida de uma portadora do HIV. “Quando a gente descobre ser portador do vírus se fecha para o mundo. Através desse Grupo e de ações como essas nos fortalecemos e conseguimos enfrentar os medos, reaprender a viver e a valorizar a vida. Para mim esse grupo é lazer, terapia e em especial um lugar para fazer novas amizades e aumentar minha renda, já que aprendendo uma técnica posso ganhar dinheiro”, disse.

A cabeleira Shirley Nunes, de 32 anos, também mostrou o talento para trabalhos manuais. Contou que já participou de cursos diversos como artesanatos usando velas e caixas artesanais em ONGs. “O grande benefício é distrair a mente com conhecimentos úteis. Vejo que interagir com as pessoas é sempre bom e conversar sobre os desafios da vida nos faz viver melhor”, disse.

Consultora de vendas e coordenadora do Grupo Cidadã Positiva também fez questão de prestigiar a aula inaugural.  “Para nós é a realização de um sonho, de garantir um espaço de terapia, para tirar as mulheres da depressão da tristeza e manter o estimulo ao início de uma nova vida focada na aprendizagem e na partilha de boas emoções’, revelou.

O Projeto

O Projeto reunirá usuárias e profissionais da Saúde de Aracaju mensalmente, no Cemar Siqueira Campos às 9h, para promover reuniões de informação e oficinas de artesanatos para a produção de objetos, utilizando a troca de saber entre o grupo. O objetivo é estimular a arte como forma de geração de renda e estimular o exercício da cidadania, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das portadoras. O Projeto foi pensado visando o acompanhamento intelectual das portadoras e a inclusão social. O objetivo é proporcionar as usuárias o desenvolvimento pessoal, diminuindo o stress e a ansiedade, além do fortalecimento da autoestima dessas mulheres.

Confira os próximos encontros no Cemar Siqueira campos, sempre às 9h.

Abril dia 17: Oficina de artesanato.

Maio dia 15: Comemoração do Dia das Mães: exposição dos objetos confeccionados.

Junho dia 26: Oficina de Artesanato.