Escola de Arte Valdice Teles comemora 30 anos com programação especial

Cultura
07/03/2014 13h04

Uma casa localizada em um dos bairros mais tradicionais da capital abriga sons e sonhos. Não de uma pessoa, mas de cerca de 1.300 jovens, adultos, crianças e idosos. Assim é a Escola de Arte Valdice Teles (EAVT), unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) que completou 30 anos nesta quarta-feira, 5. Para comemorar, uma programação especial foi preparada a partir desta sexta-feira, 7.

Com cursos de artes visuais, cênicas e música, ela também desenvolve seu papel social através dos seus projetos nos bairros da capital de forma direta e indireta com parcerias. Em 2013, crianças de comunidades carentes passaram pelo local e tiveram a oportunidade de aprender também.

Os festejos se iniciam nesta sexta-feira, 7, com a Trupe da Valdice, no Mirante da 13 de Julho, a partir das 18h. Acontecem ainda no mesmo local, a partir do dia 10, a Exposição de Pintura a Carvão dos Monumentos Históricos de Aracaju, aberta ao público em horário de funcionamento da também unidade da SEC/Funcaju, até o dia 31 de março. Na abertura, às 18h, a apresentação do Grupo Instrumental da EAVT com a participação especial da Banda Sinfônica Santa Bárbara de Laranjeiras.

No dia 11, será realizado o Corredor Cultural com Mostra de Oficinas de Arte e Apresentação dos Grupos da Escola de Arte, às 18h. Já no dia 12, a Praça Fausto Cardoso será palco para a Trupe e a Feira de Artesanato, às 14h. Dia 13, ocorrerá a Mesa Redonda "A Escola e a Comunidade: Uma História", na sede da escola, também às 14h.

Para Eugênio Enéas, diretor da escola, o sucesso dessa trajetória fica comprovado a cada nova pessoa qualificada. "Nosso projeto de ensino está em cada novo músico, ator que sai daqui. Nossos alunos são a nossa maior vitrine dentro e fora do estado. Encontramos ex-alunos de anos atrás que hoje vivem disso, de arte. Sensação de dever cumprido", disse.

Eugênio destacou ainda a importância da escola na sociedade. "Durante esses 30 anos, ela teve uma dedicação muito grande e uma responsabilidade enorme com as comunidades aracajuanas como um todo. Ficamos felizes com os dados estatísticos e vemos alunos de outros municípios também nos cadastros. É um sinônimo de credibilidade", declarou.

Para matrícula, os interessados pagam apenas uma taxa semestral de R$ 20. Além de ter a opção das Oficinas de Férias com aulas intensivas durante três semanas. A Escola de Artes Valdice Teles fica localizada na rua Vila Cristina, 354, bairro São José. Maiores informações pelo telefone 3211-6913.