Durante este sábado, 08, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Jaime Araújo, bairro Soledade, acontece o lançamento do 1º Pró-Mulher...Pró-Família Municipal – projeto que tem a senadora e primeira-dama de Aracaju, Maria do Carmo Alves, como idealizadora. O evento é organizado pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social com o apoio da Secretaria da Saúde de Aracaju para atender centenas de pessoas através de exames de lâmina, ultrassom para gestantes, exame clínico nas mamas, atendimento oftalmológico, testes de glicemia e medição de pressão arterial.
Uma grande estrutura foi montada no local para que o atendimento aconteça garantindo a execução do exame e o resultado após a checagem das amostras. Foram mobilizados dezenas de profissionais de saúde, que atuarão nas áreas de cadastro, coleta, laboratório, ambulatório, CAF (procedimento remove células anormais - ou displasia - do colo do útero da mulher antes de se tornarem cancerosas), farmácia e palestras.
“Foi Maria do Carmo quem idealizou este Projeto e eu a apoiei com a certeza de que estávamos fazendo o bem para centenas de mulheres e suas famílias. O Pró-Mulher...Pró-Família foi considerado pela ONU, durante um evento na China, como o melhor programa de assistência à saúde dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Durante o meu período enquanto gestor público, faço questão de apoiar e relançar o Pró-Mulher...Pró-Família. Quero frisar meu agradecimento a todos os envolvidos e principalmente a Maria do Carmo, por ela ser uma heroína que trabalha para o bem-estar do cidadão. Hoje sinto-me feliz em inaugurar o Pró-Mulher...Pró-Família na Capital sergipana”, enfatizou o prefeito de Aracaju, João Alves Filho.
Bastante satisfeita com a movimentação dentro das salas de atendimento, a senadora Maria do Carmo fez questão de frisar a alegria de ver o Pró-Mulher...Pró-Família sendo renovado e oferecido à população aracajuana. “Esta é a primeira vez que lançamos o Pró-Mulher...Pró-Família em Aracaju e conservando a mesma forma de atuação. É a nossa forma de homenagear todas as mulheres e suas famílias nesta data em que celebramos o Dia Internacional da Mulher. Me sinto muito satisfeita em ver que este lançamento já é um sucesso de público”, pontuou a primeira-dama de Aracaju.
Segundo a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, o Pró-Mulher...Pró-Família será realizado frequentemente, sempre num bairro diferente. “Estamos fazendo o primeiro e depois vamos analisar como serão os próximos. Nosso planejamento é que venhamos a realizar frequentemente este Programa e já temos programadas mais 12 edições. Estamos satisfeitos com a atuação dos profissionais que fazem parte do Pró-Mulher...Pró-Família, pois contando com profissionais que já atuaram neste mesmo trabalho em anos anteriores e isso acaba formando uma rede de pessoas trabalhando unicamente em prol do bem-estar do cidadão”, disse Selma.
Saúde de Aracaju
Durante todo este sábado, a própria secretária da Saúde de Aracaju, Leane de Carvalho Machado, que também é enfermeira, atuou diretamente no atendimento ao público através de palestra.
“Tanto eu quanto Selma já fizemos parte da equipe do Pró-Mulher...Pró-Família nos anos que o mesmo era realizado, na administração de João Alves enquanto governador. Lembro que eu mesma comecei atuando em 2003 e prossegui até 2006 sendo responsável pela parte operacional do Pró-Mulher...Pró-Família em anos anteriores. Antes de ser secretária sou enfermeira, sou técnica da área da saúde, e ver que este projeto, tão importante e eficiente, está mais uma vez sendo efetivado me enche de alegria e emoção. Uma das grandes preocupações da senadora Maria do Carmo é combater o câncer de colo de útero, que mata muitas mulheres no mundo inteiro. Aqui temos uma infraestrutura para detectarmos a doença e fazermos os primeiros procedimentos para o tratamento das pacientes que apresentarem alguma alteração em sua saúde”, explicou Leane.
Após passar pela palestra inicial, cada cidadão preenche um documento que lhe dará acesso aos laboratórios para a realização dos exames. Assim que o resultado sai, o paciente é encaminhado para o atendimento médico, onde receberá as primeiras instruções para o tratamento, caso seja necessário.
“Durante minha palestra, alerto aos pacientes como serão coletados os exames e aproveito ainda para lhes explicar detalhes sobre cuidados com a saúde e esclarecer questões relacionadas às doenças sexualmente transmissíveis. Nós ainda lhe damos preservativos e panfletos com mais explicações sobre doenças e tratamentos. Após esse momento inicial, cada paciente deverá fazer sua inscrição para a realização dos exames, depois da emissão do resultado, o mesmo já é direcionado ao atendimento médico. Dependendo do caso já pode até sair com medicamento. Para os casos mais complexos disponibilizando em regime de plantão, um grupo de especialistas na Unidade de Saúde da Família Carlos Hardman, localizada no próprio bairro Soledade, para que a paciente faça outros exames complementares. Se for identificada alguma doença grave, como por exemplo câncer, o paciente fará todo o tratamento nas dependências da Unidade de Saúde da Família Sinhazinha (localizada no bairro Grageru) através da equipe do programa Pró-Mulher...Pró-Família que será instalada no local”, informou a secretária da Saúde de Aracaju.
Para a dona de casa, Maria Antônia da Conceição, a realização do Pró-Mulher...Pró-Família em seu bairro trouxe o conforto do atendimento médico durante um dia atípico e na proximidade de sua residência. “Temos que aproveitar este tipo de iniciativa, que considero de extrema importância para todos. Uma grande oportunidade de fazermos exames, gratuitamente, e recebermos ainda medicação, caso seja necessário algum tipo de tratamento. Fiz questão de comparecer ao Pró-Mulher...Pró-Família com minhas amigas para cuidarmos de nossas saúde, que é o nosso bem mais precioso”, disse.