A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) encerrou com festa o I Nivelamento Tático Operacional (I NTO). Ao som de aplausos e gritos de motivação, os 31 concludentes do curso de operações táticas realizado pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA) foram recepcionados no Centro de Treinamento da GMA (CT-GMA) na noite do último domingo, 30.
Vinte integrantes da GMA, além de representantes das guardas de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Salvador - BA, Mossoró (RN) e Recife (PE) receberam das mãos de familiares o brevê de formatura conquistado ao preço de muito suor e lutas.
De acordo como diretor adjunto da GMA, tenente Jonatas Souza, após passarem 11 dias em regime de internato afastados do convívio familiar, o reencontro marcou um dia que ficará marcado na vida dos formandos e para a Guarda.
"Hoje é um dia histórico para a Guarda Municipal de Aracaju, quiçá para o Nordeste e o Brasil. Um curso dessa envergadura, com uma carga horária dessa magnitude, com um corpo de instrutores altamente capacitado e técnico, o tornam, sem sombra de dúvida, um dos melhores cursos do Brasil entre os desenvolvidos por Guardas Municipais", afirma o tenente.
O compromisso da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com a segurança dos cidadãos é a força que impulsiona o crescimento e o fortalecimento da GMA. Investimentos e capacitação são as ferramentas empregadas para esse fim. "Entendemos, como de suma importância, a realização desse curso para o nosso efetivo e em última instância para o povo aracajuano, pois promovendo a qualificação, o aperfeiçoamento e a inserção de novas técnicas preparamos os guardas municipais (GMs) para o enfrentamento das demandas que se apresentam diariamente", afirma a secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles.
"Um curso como esse, em que se tiram esses profissionais de sua rotina diária, acaba por unir os participantes, estimulando um espírito de corpo, de unidade dentro da instituição. Além do mais, abrimos vagas para que GMs de outros estados pudessem vir e realizar o curso conosco. Este é o primeiro de muitos passos e um marco na história da Guarda Municipal de Aracaju e dos seus integrantes. Pessoas sempre muito disponíveis ao aprendizado", complementa Georlize Teles.
O curso formatado pelo Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda Municipal buscou preparar seus integrantes com as técnicas mais modernas de atuação frente às mais diversas situações. Com ênfase na defesa pessoal, atendimento pré hospitalar, resgate aquático, segurança de autoridades, utilização de agentes químicos e o emprego de armas de fogo curtas e longas.
Para o Diretor Geral da Guarda Municipal, coronel Enilson Aragão, a formação desses agentes de Segurança Pública é um ganho substancial para Aracaju.
"A partir de agora podemos esperar o fortalecimento do Grupo Tático Operacional (GTO) que hoje conta com colaboradores preparados, capacitados e técnicos que atenderão as ocorrências de maior complexidade relacionadas à criminalidade, violência urbana e distúrbio civil, bem como no auxílio às demais forças de Segurança Pública", afirma o coronel.
Dos 31 formandos duas eram mulheres. A GM Keite Matos da GMA foi contemplada com o troféu de segundo colocado geral na classificação. Um orgulho para sua família.
"Estou muito orgulhosa pela conquista de minha irmã. Vejo na vitória dela a minha vitória porque nós somos muito próximas. Tenho certeza de que como ela contribui para o meu sucesso minha torcida auxiliou na vitória dela", afirma Hérica dos Santos, irmã da GM Keyte Matos.