Teste Rápido para Tuberculose é tema de capacitação em Aracaju

Saúde
30/04/2014 16h23
Início > Notícias > Teste Rápido para Tuberculose é tema de capacitação em Aracaju

Profissionais da Saúde de Aracaju participaram na manhã desta terça-feira, 30, de capacitação sobre o Teste Rápido Molecular para diagnóstico da Tuberculose. Os servidores estão sendo instruídos para entenderem o funcionamento do exame, que terá como base a coleta do escarro. Após a implantação deste novo teste, o tempo final para o resultado do mesmo será de apenas duas horas.

Segundo explicou a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Tânia Santos, médicos, enfermeiros e auxiliares deverão aprender o funcionamento, pois em poucos dias esse novo teste estará à disposição da população. “Aracaju foi escolhida pelo Ministério da Saúde por oferecer, no contexto nacional, um dos serviços de diagnóstico e tratamento com melhores índices de cura de pacientes com tuberculose do Brasil. Somos também reconhecidos pelo nosso fluxo organizado e ágil de repasse de resultados dos exames para a população.”, disse.

Tânia esclareceu que assim como os profissionais da Atenção Básica, os técnicos do laboratório do Cemar Siqueira Campos também foram treinados para manipular corretamente as amostras. “O Teste Rápido para Tuberculose é inovador e tem uma sensibilidade em detectar o DNA do bácilo Mycobacterium tuberculosis muito alta, chegando acima de 90%, o que já é bem superior a capacidade do exame anteriormente feito chamado baciloscopia. Vale frisar que a antiga forma de exame continuará sendo feita na Saúde de Aracaju, porém como parte do tratamento dos pacientes já identificados com a doença.”, enfatizou a Coordenadora.