Os primeiros passos para a organização logística do concurso de quadrilhas Levanta Poeira, da TV Sergipe, começaram a ser definidos na tarde desta terça-feira, 13, juntamente com a Prefeitura de Aracaju. Órgãos fundamentais para a organização de eventos deste porte se reuniram com a equipe da emissora para elaborar as principais ações para a boa execução do concurso.
Neste ano, o Levanta Poeira será realizado entre os dias 27 e 30 de maio, sendo que a grande final acontecerá no dia 31, por isso, além das já confirmadas 20 quadrilhas que concorrerão a uma vaga na disputa da Globo Nordeste, outros importantes aspectos como segurança, organização do trânsito na área onde será realizado o evento, apoio médico, entre outros pontos, precisam ser definidos previamente para garantir êxito da realização.
O secretário de Comunicação, Carlos Batalha, foi um dos participantes da reunião e demonstrou interesse na boa execução do evento que, em 2014, também terá um cunho solidário, já que cada ingresso valerá 1kg de alimento não perecível. Segundo Batalha, além de pensar em toda a questão da boa organização do evento, a disputa saudável das quadrilhas e a exibição em rede nacional, serve como um fomento à cultura de Sergipe e do Nordeste.
Nesta primeira reunião entre as partes foram apresentados pela equipe da TV Sergipe pontos essenciais para a organização do evento. O local escolhido foi o ginásio do Sesi do Augusto Franco e, tendo como base a localidade, agora as equipes da PMA poderão traçar o planejamento para atender à demanda do concurso que, diariamente, deve levar cerca de 4 mil pessoas ao ginásio.
A Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) trabalhará o tráfego na região e a segurança dos pedestres. A Guarda Municipal, em conjunto com uma empresa de segurança privada que empregará 16 homens por noite de evento, concentrará um efetivo significante para auxiliar na segurança e proteção daqueles que participarão de forma direta ou indireta do evento. A Saúde Municipal também fará parte da organização e atuará para auxiliar em eventuais necessidades durante o concurso de quadrilha. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) fará o trabalho de organização dos ambulantes e limpeza do entorno do ginásio.
Nesta quarta-feira, 14, os grupos se reunirão mais uma vez, já no local do evento para, assim, melhor definir como será a organização e definir as estratégias do trabalho de cada órgão.