Secretaria do Meio Ambiente fiscaliza postos de lavagem

Meio Ambiente
21/05/2014 15h20

Na manhã de ontem, 20, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) promoveu uma ação conjunta entre os órgãos municipais para regularização ambiental de postos de lavagem. A ação teve a participação da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), que congrega os órgãos municipais Procon, Guarda Municipal, Defesa Civil e SMTT, e Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).

Os principais problemas que afetam o meio ambiente encontrados nestes estabelecimentos foram os resíduos gerados nas lavagens dos veículos como graxas e óleos, que somados aos sons emitidos pelos maquinários geram transtornos à população e ainda desequilibram o meio ambiente.

"Ao todo quatro postos estavam sem a regularização. O objetivo específico foi verificar a questão de resíduos gerados e o armazenamento de embalagens de produtos químicos", explicou o analista ambiental e engenheiro químico da Sema, Simeão Messias.

O diretor de Controle Ambiental da Sema, José Rosa Felipe Filho, conta que eles foram convidados pelo Procon para fazer essa operação. "Como já iniciamos o licenciamento ambiental aqui na Sema  estamos dando o apoio para ver o que existe de irregular referente aos postos de lavagem dentro dos estacionamentos particulares. Os que possuírem irregularidades serão obrigados a se regularizarem ou serão fechados dentro de um prazo muito curto", informou.

Dentre os presentes na fiscalização estavam o assessor técnico e engenheiro ambiental, Arnaldo Macedo, junto ao analista ambiental e engenheiro químico, Simeão Messias, ambos da Sema.