Saúde de Aracaju promove palestra sobre DST na Unidade Dona Sinhazinha

Saúde
21/05/2014 17h02

Na tarde desta quarta-feira, 21, na Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Sinhazinha, aconteceu uma palestra sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's), com ênfase na Sífilis Congênita (doença transmitida de mãe para filho). A palestrante foi a enfermeira Eloíse Dias, que apresentou os tipos de DST e esclareceu dúvidas sobre a transmissão da sífilis, os sintomas, além dos cuidados que devem ser tomados para evitar e tratar a doença. 

A ação contou com a participação da comunidade, dos beneficiários do Bolsa Família da 3ª Região e dos profissionais dos programas Saúde da Mulher, do DST/AIDS e Hepatites Virais. O objetivo foi orientar a comunidade sobre prevenção e cuidados com a saúde, principalmente entre as mulheres em idade fértil, que são as mais vulneráveis para adquirir estas doenças.  

De acordo com a assistente social da Unidade, Esmeralda, o público alvo foram mulheres em idade fértil, além de idosas e profissionais de saúde. "Toda a comunidade dessa região foi convidada, porém, as ações foram voltadas para mulheres que pertencem a um grupo vulnerável de adquirir doenças sexualmente transmissíveis. Como o índice de idosas com DST vem aumentando, e muitas ainda possuem uma vida sexual ativa, elas também tomaram a iniciativa de participar da palestra para adquirir mais conhecimento", afirma.

Raimunda dos Santos afirma que aprovou a iniciativa da Secretaria de Saúde em oferecer orientações sobre as DSTs. "Foi importante participar dessa palestra para conhecer um pouco mais sobre prevenção, além de tirar dúvidas sobre a sífilis", finaliza a participante.