Fundat encerra oito turmas de Churrasqueiro e Pizzaiolo

Formação para o Trabalho
23/05/2014 13h42
Início > Notícias > Fundat encerra oito turmas de Churrasqueiro e Pizzaiolo

Nesta semana, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) auxiliou a qualidade os serviços oferecidos aos turistas e aos aracajuanos encerrando oito turmas dos cursos de Churrasqueiro e Pizzaiolo, ambos profissionalizantes e pertencentes ao Pronatec Copa. O intuito destas qualificações é preparar o cidadão para o mercado de trabalho, especialmente para o setor turístico, em virtude da proximidade dos eventos esportivos que trarão ao país, turistas de todo o mundo.

Uma das turmas do curso de Churrasqueiro, que aconteceu na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) do bairro Jardim Esperança, foi finalizada com um churrasco preparado pelos próprios alunos. Atividade serviu para a confraternização dos alunos, mas também fez parte da avaliação individual realizada pelo instrutor. Esta área de qualificação gera oportunidade de atuação em churrascarias, restaurantes, hotéis, além de ter um grande potencial empreendedor.

Para o gastrônomo e instrutor do curso, Carlos Henrique Santana, a estrutura profissionalizante da formação deixa os alunos prontos para o mercado de trabalho. "Durante o curso procurei transmitir de maneira simplificada uma série de técnicas voltadas diretamente para a gastronomia como o manejo adequado dos utensílios, a preparação das carnes e dos molhos, a percepção e aplicação do tempo correto de cozimento e a preocupação com a manipulação segura, a partir das orientações da Anvisa. O curso também teve espaço para acrescentar conhecimentos que precisam ser somados a todo o profissional da área de culinária a exemplo da postura empreendedora e das técnicas de atendimento ao cliente", explica o gastrônomo.

A aluna Edivânia Maria dos Santos não é nova na área de gastronomia. Além do curso de churrasqueiro, que está finalizando, ela possui formações técnicas em nutrição e em gestão de restaurante e bar. "A parte teórica lançada pelo professor foi excelente e ampliou a nossa própria expectativa em relação ao curso. Chegamos aqui achando que aprenderíamos apenas técnicas sobre o preparo de carnes, mas o curso foi muito além e agradecemos muito ao professor por isso", conta Edivânia.

Curso de Pizzaiolo

O Cras Gonçalo Rollemberg Leite no bairro José Conrado de Araújo, foi um dos espaços que recebeu cursos de pizzaiolo. Durante o encerramento, os alunos e o instrutor se emocionaram e agradeceram pela experiência construtiva para os dois lados. O instrutor André Dutra Xavier destacou o esforço dos alunos e o ótimo desempenho. "O curso trouxe um grande desenvolvimento para muitos. Eles aprenderam não só a fazer pizzas salgadas e doces ou as variações de bordas, mas também compreenderam formas de se posicionar de maneira empreendedora em qualquer posto de trabalho", diz o instrutor.