Com o propósito de promover um diferencial na rotina daqueles que escolheram passar o mês de junho em nossa capital, a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) colocou em prática vários projetos que incrementaram o roteiro turístico dando opções diferenciadas de lazer e entretenimento.
Durante o mês em que comemoramos os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, a SEMICT se preocupou com cada momento da estada dos turistas que optaram por Aracaju como destino a começar pelo receptivo no Aeroporto Internacional Santa Maria, com trio pé-de-serra, casal de dançarinos de quadrilha junina e distribuição de souvenir e folders ilustrativos e indicativos com dicas do que curtir em Aracaju.
Chegando aqui, o turista encontrava à sua disposição um leque de atividades para compor seu dia de passeio. Podia optar por uma tarde vendo o pôr do sol no Mosqueiro, projeto desenvolvido pela SEMICT e que acontece aos sábados a partir das 16h; podia optar também por um passeio na Marinete do Forró que percorria os pontos turísticos da capital com paradas para fotos e compras em um ônibus caracterizado com o tema junino com dançarinos e trio pé de serra saindo da Orla de Atalaia e desembarcando na Orla Pôr do Sol. A Marinete teve edições solidárias e fez o mesmo percurso com entidades de cunho social, a exemplo do setor de oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe.
O Centro de Aracaju também entrou no clima e o projeto ‘Feira, forró e arte' tomou conta das ruas e calçadões do centro comercial, com apresentações juninas animando os clientes, comerciantes, comerciários e turistas, que proporcionaram um aquecimento na economia local durante o período junino.
Na praça dos mercados centrais foram desenvolvidas parcerias com a SETUR e o SESC com o intuito de proporcionar serviços de saúde e bem estar. A SETUR encontrou na SEMICT apoio logístico para desenvolver o programa de prevenção e erradicação da exploração sexual infantil. Apoio dado também ao SESC no projeto que oferece serviços como aferimento de pressão, taxa de diabetes, orientações sexuais, de saúde e alimentação saudável, além de apresentações de quadrilhas juninas da terceira idade e de jovens do bairro Piabeta.
A SEMICT foi mais além e divulgou nossos festejos juninos em Salvador (BA), onde reuniu profissionais do trade no encontro de capacitação reuniu profissionais das áreas de Turismo e Hotelaria de Sergipe e da Bahia Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), com o objetivo de apresentar nosso potencial turístico durante os festejos juninos para os agentes e operadores responsáveis por atrair turistas para um destino.
E durante o Forró Caju a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo inovou e trouxe para o trade o Camarote Turismo Aracaju, com o objetivo de proporcionar àqueles que fazem o turismo de Aracaju, a oportunidade de estar mais perto das festividades e conhecendo melhor nosso potencial festivo e cultural, num evento que gera emprego e renda fomentando o turismo durante o mês de junho.
Com todas estas atividades, a SEMICT vem demonstrando que o turismo de Aracaju vem sendo levado a sério e na proporção em que as ações vão se firmando, o aprimoramento vem sendo aplicado para que o processo seja um ciclo contínuo de ações e promoções turísticas que possam elevar cada vez mais Aracaju a categoria de cidade acolhedora, atraente e receptiva fazendo com que o turismo seja uma prática constante e o retorno à Aracaju esteja nos planos de quem nos visita, fazendo assim com que o setor se fortaleça cada vez mais dando maior visibilidade a nossa cidade não só nacionalmente como internacionalmente.