Secretário da Saúde se reúne com dentistas do Centro de Especialidades Odontológicas

Saúde
02/07/2014 13h49
Início > Notícias > Secretário da Saúde se reúne com dentistas do Centro de Especialidades Odontológicas

O secretário da Saúde de Aracaju, Alvimar Rodrigues de Moura esteve reunido com dentistas e com o presidente do Sindicato dos Dentistas de Sergipe (Sinodonto), Marcos Santana, na manhã desta quarta-feira, 2. O encontro aconteceu durante visita nas instalações do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Aracaju para avaliar as condições de funcionamento do serviço, com o objetivo de abrir diálogo com a gerência e os trabalhadores do serviço sobre projeto de reestruturação do CEO que segue em andamento.

Na ocasião, Alvimar foi acompanhado pela equipe de gestores e pela secretária adjunta da Saúde, Vera Maria Souza. Os gestores visitaram gabinetes odontológicos, sala de Raio X e exames, além dos locais onde em breve serão instalados novos gabinetes. O secretário da Saúde ouviu expectativas e reivindicações dos dentistas e reforçou que o CEO é um setor de grande relevância para Saúde de Aracaju.

 "Garantir um bom atendimento especializado em saúde bucal é essencial para ofertar assistência efetiva às necessidades dos usuários do Sistema Único em Saúde. Estamos empenhados para que possamos melhorar a estrutura do Centro de Especialidades Odontológicas e assim dar condições para que o serviço de referência conquiste ainda mais qualidade", explicou Alvimar.

O coordenador do CEO, Paulo Nand, acrescentou que o projeto da reestruturação prevê, sobretudo, o aumento do número dos consultórios e melhorias na acessibilidade ao serviço. "O objetivo é ofertar melhores condições para atuação dos profissionais da odontologia e também permitir que atendimentos a pacientes com dificuldade de locomoção, em cadeira de rodas ou que estão em macas, possam ser feitos de forma mais adequada", disse.

O presidente do Sindicato dos Dentistas de Sergipe (Sinodonto), Marcos Santana também participou da reunião com o secretário e destacou que a necessidade de adequações estruturais no CEO também é uma opinião unânime da categoria e uma necessidade da população. Santana reafirmou que os Centros de Especialidades Odontológicas são serviços de destaque em todo o Brasil, possibilitam o envio de recursos do Ministério da Saúde aos municípios, mas exigem uma ampla estrutura para o efetivo funcionamento. "As adequações, a busca por mais qualidade estrutural e dos equipamentos são necessários para ampliar a oferta de serviços", enfatizou.

Salas reformadas

Paulo Nand reforçou durante o encontro que hoje o serviço já conta com algumas salas que foram reformadas, contribuindo para melhora do atendimento a população. "Em 2013, tivemos consultórios que ganharam melhorias como: novos aparelhos de ar-condicionado, cadeiras de dentistas reformadas, novas instalações dos sistemas hidráulico e elétrico que previnem o risco de acidentes entre a equipe de especialistas que lá trabalham", informou.