Integração entre Emurb e Emsurb garante manutenção e organização no Médici

Serviços Urbanos
15/07/2014 17h20

Atendendo a um pedido popular, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), promoveu nesta terça-feira, 15, uma "força tarefa" no Conjunto Médici, bairro Luzia. Um fiscal, dez agentes de limpeza e cinco roçadores estão trabalhando na recuperação do paisagismo para evidenciar a beleza da Praça Nivaldo Menezes. Em uma ação conjunta entre a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) mais a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) a localidade será revitalizada.

De acordo com o coordenador de Praças da Emsurb, Fabiano Augusto, a grama será trocada, bancos e quadra pintados e lâmpadas dos postes serão substituídas. "Estamos trabalhando para manter a cidade limpa e organizada. Vamos insistentemente manter o asseio público e pedimos à comunidade que nos ajude a zelar pelo patrimônio. Ações simples como não jogar lixo na rua e não depredar os equipamentos garantem o zelo", declarou.

O coordenador explicou que, após uma avaliação e vistoria na Praça Nivaldo Menezes, notou-se que algumas árvores estavam danificadas e a ponto de cair. "Pensando na segurança dos frequentadores, decidimos retirar algumas árvores. Além disso, também colocaremos grama esmeralda, pois o capim existente não favorece a estética local", explicou. 

A senhora Maria José Pereira mora nos arredores da Praça e acredita que a revitalização do espaço deixará o ambiente mais atraente e valorizado. "É uma satisfação ver a que a Prefeitura atendeu nossa solicitação. Uma praça bem cuidada atrai nossos olhares e ajuda na interação da vizinhança. Ali podemos conversar, fazer atividade física e a criançada pode brincar com segurança na quadra", opinou.

Já o senhor Gilberto Correia reconhece a prestação do serviço público e adverte que o exercício da cidadania é essencial na conservação da praça. "Precisamos entender que o espaço é nosso, para nosso uso. A ação de vândalos é a que mais compromete a estética. Eles fazem pichação, quebram os bancos, arrancam lixeiras enfim, depredam o patrimônio público", ressaltou.

Na avaliação da moradora Nadeleide de Araújo, a manutenção constante é essencial para conservar a higiene e evitar o acúmulo de lixo. "Muitos aproveitam o espaço para se reunir ou se divertir. É muito importante a limpeza da praça, já que muitos jovens transitam pelo local, além de deixar um aspecto mais bonito para quem passa", completou.

 Além do referido espaço de lazer, outra praça também será revitalizada. Conhecida como "Praça da Santa", ela fica entre a Avenida Canal III, Rua Álvaro Silveira Brito e Rua Silvio Fontes e também já passou por serviços de limpeza e roçagem.