Anjos Azuis na Escola fazem intervenção no EMEF Núbia Marques

Guarda Municipal
06/08/2014 18h30
Início > Notícias > Anjos Azuis na Escola fazem intervenção no EMEF Núbia Marques

O projeto Anjos Azuis na Escola da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) realizou nesta quarta, 06, intervenção na EMEF Núbia Marques. Os guardas municipais (GMs) promoveram uma palestra com o tema "Depredação e Violência na Escola" e uma oficina de esporte. A ação fez parte do projeto Todos pela Paz, da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e outras instituições parceiras.

Cerca de 90 crianças ouviram durante manhã e tarde lições de como preservar a estrutura da escola, bem como regras de bom comportamento. "A proposta foi conscientizar as crianças da importância de cuidar do patrimônio do qual elas usufrui. Montamos, depois da palestra, um circuito esportivo para servir de momento para recreação, em que todas as equipes que disputaram as brincadeiras receberam premiação", detalhou a GM Cynthia Lea Cavalcante da equipe do Anjos Azuis na Escola.

Os estudantes Anthony Gabriel, 11 anos, e Queilane Silva dos Santos, 12 anos, fizeram questão de dizer o que aprendeu com os GMs: não podemos pinchar a escola, nem destruir as carteiras. Além disso, temos que conservar nossos livros para que possa ser reutilizado por outros alunos. Aprendemos que a gente tem que zelar pela nossa escola", destacaram.

A diretora da escola, Rogéria Barbosa Mendonça, aprovou a ação da GMA. "É de suma importância essa atuação dos guardas, porque eles educam essas crianças para o bem, ensinando as coisas corretas com uma linguagem acessível e fácil. Podemos perceber o quanto as crianças estiveram atentas a palestra. Além disso, é uma figura diferente do professor repassando lições", falou.

A coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed, Lenalda Gomes, contou que a GMA é uma das parceiras do projeto Todos pela Paz, que reuni várias entidades públicas e privadas para sensibilizar a comunidade escolar para uma cultura de paz. "Nós trabalhamos diversas temáticas, alcançando eixos como meio ambiente, violência, alimentação saudável, saúde escolar, entre outros temas, com o intuito de fazer dos estudantes multiplicadores desta cultura de paz na escola e em suas casas. A participação da Guarda é fundamental porque cuida da conscientização dos estudantes e, ao mesmo tempo, os GMs aproximam-se deles com um trabalho educativo", relatou.

A programação do Todos pela Paz prossegue na quinta, 7, com a exibição de um curta sobre bullying, além de palestras com linguagem lúdica sobre afeto e amizade, reciclagem e violência sexual. Haverá ainda duas apresentações teatrais promovidas pelo grupo de teatro da SMTT e pelo Teatro de Bonecos da Guarda Cidadã.