Com objetivo de atender os anseios da sociedade, construindo ações que atendam às demandas sociais no tocante ao combate à violência contra a mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - (CMDM) órgão articulador, consultivo, deliberativo e de assessoramento das Políticas Públicas de Defesa dos Direitos da Mulher, se reuniu na sede da ESA-OAB, na última semana, para tratar das propostas do Plano de Ação a ser implementado pelo mesmo.
O encontro demonstrou o compromisso da administração de Aracaju, por meio dos seus diversos órgãos envolvidos que, em conjunto com representantes da sociedade civil, discutiram as políticas públicas sob a destinadas a garantir a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, de forma a assegurar à população feminina, o pleno exercício de sua cidadania. A presidente do Conselho, Adélia Moreira Pessoa, abriu a Audiência Pública na sede da ESA-OAB, onde na oportunidade, explanou acerca do objetivo do evento, apresentando os eixos que serão desenvolvidos pelo CMDM.
Os representantes de instituições envolvidas e engajadas na proposta expuseram as ações que vêm desenvolvendo, com vistas a colaborar com o objetivo do grupo. Diante dos temas tratados, ficou evidente a necessidade urgente de ações eficazes para a prevenção e repreensão das diversas modalidades da violência contra a Mulher na capital, haja vista que os números oficiais são crescentes é, a cada 2, 5 minutos, uma mulher sofre algum tipo de violência.
Em meio aos debates, a coordenadora da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), Thais Lemos, destacou a importância de denunciar qualquer que seja a violência, reforçando que as mulheres estão cada vez mais conscientes de seus direitos, passando a romper o silêncio. Em sua fala a delegada também apontou algumas dificuldades na prestação do serviço.
O secretário-adjunto da Juventude e do Esporte, Milton Andrade, também se somou aos intentos, na luta em favor da mulher, propondo inclusive, ações da SEJESP junto ao agressor.
Já a secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, responsável diretamente pela concretização de políticas que versam sobre cidadania e demais ações que tratam do bem comum, em sua fala, evidenciou a relevância da Audiência Pública, colocando-se à disposição, somando-se ao projeto, bem como conclamando a todos a darem-se as mãos, no enfrentamento dessa problemática.