Alimentação dos atletas é prioridade no JUBs 2014

Juventude e Esporte
01/11/2014 13h24
Início > Notícias > Alimentação dos atletas é prioridade no JUBs 2014

Todo mundo já ouviu falar que uma alimentação balanceada e saudável é vital para o bem-estar físico e mental do ser humano, mas no caso dos atletas, os alimentos representam muito mais. É através de uma boa alimentação, aliada aos treinamentos diários, que eles alcançam o melhor condicionamento corporal para competir em suas modalidades e obter os melhores resultados.

Seguindo esta linha, todo o cardápio oferecido aos competidores da 62ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) foi montado numa parceria entre a empresa fornecedora do buffet e a equipe nutricional da Confederação Brasileira de Desportos Escolares (CBDU). Para isso, os alimentos tipicamente nordestinos e com alto valor energético, como macaxeira, batata-doce e inhame, vêm sendo usados na maioria das refeições planejadas pela equipe nutricional.  

Durante os dez dias de competições mais de duas mil refeições serão servidas, diariamente, aos competidores que passarem pelo Centro de Convivência (localizado na AABB), o cardápio é rico em proteínas, carboidratos e vitaminas. “Eles precisam ter suas necessidades nutricionais plenamente atendidas de acordo com a atividade que realizam, por isso durante os jogos, nosso foco é dar continuidade a rotina alimentar seguida por eles antes da competição”, afirma a nutricionista Suzane Fleury.

A estimativa é que sejam servidos diariamente cerca de 400 quilos de carne, junto a uma média de uma tonelada de arroz e feijão, além de mais duas opções de proteína, verduras e frutas. “Estamos com uma excelente estrutura para que nenhuma necessidade seja deixada de lado. Estamos muito satisfeitos em poder trabalhar com produtos de tão boa qualidade e a preços tão acessíveis como encontramos aqui em Aracaju. Diferente de outras capitais, os atletas sergipanos têm o privilégio de contar com excelentes opções nutricionais. Estou extremamente feliz em trabalhar aqui”, completa Suzane.

Para driblar os problemas causados pela diferença de clima e temperatura enfrentada por alguns atletas vindos dos estados do Sul e do Sudeste, a nutricionista conta que a hidratação é um dos pontos intensamente incentivados durante as competições. “A hidratação é essencial para todos eles, mas quem vem de estados com temperaturas mais amenas pode sofrer um pouco mais com o clima. Para evitar problemas, a reidratação é muito importante, com sucos, energéticos e, principalmente, água”, relata a nutricionista.