Mutirões reduzem a espera por exames de ultrassom em Aracaju

Saúde
10/11/2014 10h29
Início > Notícias > Mutirões reduzem a espera por exames de ultrassom em Aracaju

“Em cerca de 15 dias tive o meu exame de ultrassonografia marcado e realizado graças ao mutirão da Saúde”. Esta afirmação é do pescador Arício Dias da Cruz morador do bairro Cidade Nova. Arício Dias e diversos outros usuários do SUS em Aracaju tem percebido os benefícios do trabalho realizado pela Secretaria da Saúde do Município que desde setembro organiza mutirões semanais para ofertar mais consultas e exames para a população.

A ação teve continuidade na manhã desta segunda-feira, 10 de outubro, quando mais 50 exames de ultrassom foram ofertados no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos.

O funcionário público Luiz Carlos Freire assim como Arício foi beneficiado com a iniciativa. Encaminhado por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Sinhazinha, situada no bairro Grageru, Luiz Carlos revela que recebeu o convite para participar do mutirão como uma excelente oportunidade.

“Vim em busca do exame porque estou sentindo dores no abdômen. É um alivio já poder sair daqui com o resultado do ultrassom em mãos. Acredito que ter sido atendido em pouco tempo é uma demonstração de que a Saúde do município está melhorando nesse ponto. Antes a gente ficava meses e havia situações que não tínhamos sequer uma resposta da nossa solicitação”, disse Luiz Carlos, enfatizando que desejaria que em breve os mutirões contemplassem outras áreas onde há filas de espera por exames no SUS.

O mutirão foi planejado através do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) e da coordenação dos Centros de Especialidades Médicas (CEMAR). Os atendimentos acontecem sempre às segundas-feiras no Cemar do bairro Siqueira Campos, das 7h às 12h e das 14h às 17h. No local são ofertados diversos procedimentos entre ultrassons de abdômen total e abdômen superior, vias urinárias, das mamas, próstata, transvaginal e obstetrícias.

O coordenador da Rede de Atenção Especializada (REAE) de Aracaju, José Soares, explica que as ações irão continuar com a realização de mais etapas nos próximos dias. “Os mutirões tem contemplado de consultas oftalmológicas e de exames de ultrassonografias. Até o  momento essas duas frentes de atuação já atenderam juntas mais cerca 550 pacientes do SUS em Aracaju”, afirmou, adiantando que logo a saúde divulgará data do próximo mutirão de  consultas oftalmológicas .

Leia também: Mutirões da Saúde ofertaram mais de 500 exames e consultas em Aracaju

http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=62582