Palestras voltadas ao empreendedorismo orientam profissionais a gerir seus negócios

Formação para o Trabalho
12/11/2014 11h49
Início > Notícias > Palestras voltadas ao empreendedorismo orientam profissionais a gerir seus negócios

Do mesmo modo que diversos cursos gratuitos de qualificação encontram-se acessíveis à população, os aracajuanos ávidos por conhecimento empreendedor também são acolhidos pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Por meio de palestras que abordam informações relacionadas ao ramo dos negócios, os cidadãos podem esclarecer dúvidas, definir estratégias e receber orientações acerca daquilo que visam empreender.

"Fiquei sabendo sobre o trabalho da Fundat em empreendedorismo através de uma cliente", comenta a cabeleireira Joelma Oliveira, traçando, passo a passo, os planos de crescimento. "Tenho o sonho de expandir o negócio, me profissionalizar e contratar pessoas para trabalhar comigo em meu salão", revela. Atender às perspectivas de Joelma é a meta desses encontros, que buscam incentivar o surgimento de novos microempreendedores individuais (MEIs).

Desde fevereiro, uma parceria entre a Fundat e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) oferece aos cidadãos a palestra "Empreendedor de Sucesso", por meio do Crediamigo - o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do BNB. Ela acontece nas manhãs de terça-feira, quinzenalmente, no prédio da Estação Cidadania (localizada na Rua Pacatuba, 64, Centro). Ao todo, cerca de 750 pessoas já receberam o certificado de participação.

Com a abertura do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate), o espaço será mais um a abrigar a palestra "Empreendedor de Sucesso" - também a cada 15 dias, de maneira intercalada à Estação Cidadania. "Nosso objetivo é capacitar microempreendedores, além de estimular a formalização e conseguir promover o desenvolvimento deles pela forma do microcrédito", explica o coordenador do Crediamigo, Gutenberg Torres Barreto.

Público variado

Numa outra vertente de aprendizado, a Fundat disponibiliza aos feirantes e vendedores ambulantes da capital uma palestra relacionada à higiene e manipulação de alimentos. Uma vez por mês, a equipe da Vigilância Sanitária (composta por uma nutricionista e uma veterinária) fica responsável por comandar a roda temática. Em novembro, a data já está marcada: será na próxima quarta-feira, 19, no Cate (Rua Serafim Bonfim, 268, Santos Dumont). E o ciclo de palestras não para por aí.

"Fechamos uma parceria com o núcleo de educação previdenciária do INSS, para oferecermos orientações a respeito dos benefícios, direitos e deveres que o MEI recebe ao sair da informalidade", informa a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Alzira Leite. Os encontros, que também ocorrerão no Cate, terão ainda como foco os profissionais celetistas, a fim de explicar os questionamentos dos trabalhadores (com ou sem deficiência) que desejem ingressar no mercado com carteira assinada.