Aracaju atinge 81% da meta de vacinação contra Sarampo

Saúde
24/11/2014 12h55
Início > Notícias > Aracaju atinge 81% da meta de vacinação contra Sarampo

Manter erradicada a Poliomielite e proteger crianças contra o risco de contrair Sarampo devido a surtos que já atingiram os estados de Pernambuco e Ceará são os objetivos da campanha de vacinação promovida pela Saúde de Aracaju. A campanha será encerrada no dia 28, e, até o momento já vacinou 32.261 crianças contra Sarampo e 19.253 contra Poliomielite, o que corresponde, respectivamente, ao cumprimento de 81,16% e 50,33% da meta do Município que é imunizar 39.749 crianças.

Devem ser vacinadas contra a Pólio crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos. Já contra o Sarampo, devem ser imunizadas crianças com seis meses até cinco anos incompletos. 

A coordenadora da coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Raulinna Gomes, reforça que pais ou responsáveis precisam estar atentos e se programar para não esquecer das datas da campanha ou deixar para procurar a vacina apenas no último dia e em cima da hora.

 “Todos devem se organizar para garantir que as crianças sejam vacinadas. Temos equipes que permanecem vacinando durante a semana nas 43 Unidades de Saúde da Família e na sala de vacinas do Ipes. Reforçamos que os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação da criança no ato da vacina ”, explicou Raulinna Gomes, reforçando que uma novidade na campanha  é que até o dia 28 deste mês, o Município monta postos de vacinação nos dois shoppings da Capital. Os espaços funcionam das 10h às 17h, sempre aos sábados, e visam facilitar o acesso as vacinas.  

Durante o sábado, 22, a movimentação de pais, levando bebês e crianças menores de cinco anos para receber vacinas contra Pólio e Sarampo já foi notada por quem esteve nos maiores centros de compras de Aracaju.Mães que utilizaram o serviço elogiaram a iniciativa da Secretaria Saúde de Aracaju. Este é o caso consultora de recursos humanos Thais Cabral que levou a filha menor de dois anos para receber vacina contra Pólio.

 “O posto no shopping torna bem mais fácil o acesso à vacina. Durante a semana, nós que trabalhos nem sempre conseguimos parar uma horinha para levar as crianças nas unidades de saúde”, afirmou Thais Cabral, elogiando também o estande que conta com acomodações para as mães sentarem com as crianças no momento da aplicação da vacina.

A dentista Poliana Veloso também elogiou a organização da campanha cujo objetivo é vacinar crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade. Poliana Veloso levou os dois filhos para receberem doses das vacinas de Pólio que previne a paralisia infantil, e, Tríplice e  Tetra Viral que protegem contra Sarampo. “As enfermeiras e técnicas são muito atenciosas, observam a caderneta de vacinação e passam todas as orientações necessárias”, disse.