Rodando no Macio avança mais um trecho na Heráclito Rollemberg

Obras e Urbanização
02/12/2014 17h09

Investindo em políticas públicas de infraestrutura e mobilidade urbana, a Prefeitura Municipal de Aracaju, nesta terça-feira, 2, avançou o recapeamento asfáltico da avenida Heráclito Rollemberg para o trecho do conjunto Augusto Franco. A importante via da capital já foi recapeada desde sua extremidade nas mediações do Terminal do DIA, contemplando o bairro São Conrado, o conjunto Orlando Dantas e agora Augusto Franco. Foi iniciado também nesta manhã o recapeamento asfáltico da rua Clara Almeida, localizada no bairro Suíssa.

Executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o programa Rodando no Macio é uma das principais frentes de trabalho da Prefeitura dentro das políticas de mobilidade urbana. Os benefícios atingem diretamente o trânsito nas vias da capital, garantindo fluidez principalmente nos horários de pico, onde o movimento de veículos é mais intenso. A nova camada asfáltica também oferece mais segurança e conforto aos pedestres que transitam nas mediações das vias.

Considerada uma das avenidas mais movimentadas da capital, na Heráclito Rollemberg trafegam veículos de pequeno a grande porte, servindo também para escoamento de mercadorias e matérias-primas para várias empresas e estabelecimentos comerciais do distrito industrial. Além do recapeamento asfáltico, a Emurb realizará ainda a recuperação da ciclovia, do canteiro central e da iluminação na avenida, visando a segurança de ciclistas e transeuntes.

Rodando no Macio tem crescimento de quase 500% em 2014

Grandes corredores, várias ruas e avenidas de áreas residências, bairros mais afastados, além da região do Centro Comercial, já foram contemplados com ações do programa, que já gera melhorias e agradam motoristas e transeuntes.    

Os dados confirmados pela Diretoria de Operações da Emurb revelam um crescimento de quase 500% no número de quilômetros recapeados só de janeiro a outubro deste ano em relação a 2013. Foram atendidos também quase 20 bairros, número bem superior ao alcançado no ano passado, e mais de 100 ruas e avenidas beneficiadas com o Rodando no Macio, ultrapassando, assim, mais de 247 mil metros quadrados apenas este ano.

Outra razão pela qual o Rodando no Macio se consolida como uma das mais eficazes políticas de revitalização da malha viária é o total usado de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), um tipo de massa asfáltica a quente, apropriada para os serviços de execução de recapeamento asfáltico ou novas capas asfálticas, totalizando quase 31 mil toneladas aplicadas de janeiro a outubro de 2014.