Representantes do Conselho da Mulher participam de sessão plenária na CMA

Família e Assistência Social
09/12/2014 17h29
Início > Notícias > Representantes do Conselho da Mulher participam de sessão plenária na CMA

Dando continuidade à promoção de políticas públicas relativas à superação de preconceitos e desigualdades de gênero, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) foram à Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta terça, 9, a fim de sugerir aos vereadores a criação de uma Frente Parlamentar pelo fim da violência contra a mulher.

Na oportunidade, a presidente do CMDM, Adélia Pessoa, destacou o papel do poder público na luta contra os diversos tipos de violência de gênero. “Pela Constituição Brasileira, cabe ao poder público a criação de mecanismos para coibir a violência doméstica nos três entes federativos (União, Estados e Municípios), bem como nos três poderes. Desta forma, a Câmara de Vereadores  dá um salto de qualidade com a criação de uma Frente Parlamentar suprapartidária de homens pelo Fim da violência Contra mulher”, afirmou Pessoa.

Acompanhada por uma comissão de mulheres, a presidente do CMDM aproveitou a ocasião para distribuir fitas da Laço Branco, que é o símbolo dos homens pelo fim da violência contra a mulher.  A campanha teve início no dia 6 de dezembro de 1989. Nessa data, um homem assassinou 14 mulheres à queima roupa na Escola Politécnica, na cidade de Montreal, no Canadá. Tal brutalidade mobilizou a opinião pública do país e, logo, a de todo o mundo.

Frente Parlamentar

Com o intuito de propor políticas públicas para a autonomia e empoderamento da mulher, a fim de estimular ações de combate aos diversos tipos de violência, a Frente foi formada durante a sessão plenária e foram escolhidos os vereadores Pastor Roberto Moraes, Dr. Emerson e Iran Barbosa.

O vereador Vinícius Porto, presidente da Casa, agradeceu a oportunidade de ajudar na efetivação do trabalho pelo fim da violência contra a mulher. “Estamos de braços abertos para receber a sociedade civil para causas nobres como esta”, enfatizou.

Já o vereador Dr. Emerson parabenizou a atuação da presidente do CMDM no que diz respeito à causa. “Vejo a sensibilização como essencial para o avanço de políticas públicas nesta questão. Agradeço a oportunidade de fazer parte dessa Frente Parlamentar, visto que por várias sessões este assunto foi pauta aqui no plenário”, lembrou.