Guarda Municipal de Aracaju realizará Operação Praça Mais Segura

Guarda Municipal
08/01/2015 19h35

Com o objetivo de proporcionar mais segurança à população aracajuana, a Guarda Municipal de Aracaju dará início, a partir do próximo dia 12 de janeiro, à Operação Praça Mais Segura. A iniciativa consiste em aumentar a quantidade de rondas em algumas praças da capital para garantir a integridade dos usuários e do patrimônio público.

As praças contempladas serão a José Andrade Góes, na Avenida Visconde de Maracaju, a praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, a praça Zilda Arns, no bairro Jardins, praça Tobias Barreto, no bairro São José, Camerino e praça Olímpio Campos, onde está localizada a Catedral Metropolitana de Aracaju.

Segundo o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, a ideia da Operação surgiu após a elaboração de relatórios que identificaram as praças com maior índice de ocorrências. "Identificamos os locais onde há ações de vandalismo e é necessário aumentar o patrulhamento preventivo, porque esses espaços públicos são utilizados pela população para a prática esportiva e o convívio social. A nossa intenção é garantir que as instalações sejam preservadas e as pessoas que transitam por nessas praças tenham segurança", afirmou o coronel.

A ação será desenvolvida através de rondas itinerantes durante os horários de maior fluxo. "Inicialmente colocaremos rondas por essas praças, mas em um segundo momento pretendemos colocar duplas de guardas para fazerem o patrulhamento preventivo de forma mais permanente e física. Escolhemos os horários de maior movimento, que são os que as pessoas costumam fazer caminhadas, final de tarde e início da noite", explicou o diretor.

Realizada pela segunda vez, a Operação Praça Mais Segura foi bem recebida pela comunidade em 2014 e a expectativa dos aracajuanos é de que também em 2015 as praças voltem a ser locais de convívio social. A operadora de telemarketing e moradora do bairro 18 do Forte, Janilza Messias Mendes costuma passear com o seu filho na praça José Andrade Góes e anseia pela presença da GMA no local. "A iniciativa é muito boa, porque aqui na região ocorrem muitos assaltos e com a presença dos guardas fico mais tranquila para passear com meu filho", enfatizou.