Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) por meio do setor de Educação Ambiental realizou no dia de ontem, 19, uma peça teatral para alertar os servidores da secretaria sobre o uso indevido de copos descartáveis. O analista ambiental, Cleverton Costa, explica como surgiu a ideia.
"Aqui na Secretaria, o pessoal consome bastante copo descartável para o uso de água e café. A problemática é que o descarte do material também ocorre de forma constante. O ideal é encontrar alternativas, como a utilização de canecas, uma vez que o próprio Departamento Financeiro (DAF) fez uma ação distribuindo canecas personalizadas com a marca da Sema".
A peça foi encenada pelos integrantes da equipe da Educação Ambiental Cleverton Costa e pelo estagiário de teatro Audevan Caiçara. "Meu personagem também era um estagiário que utilizava três copos descartáveis para tomar um café e Cleverton, meu colega de trabalho, me sensibilizava sobre o uso correto deles, porém de forma autoritária, com alteração de voz. Foi exatamente esse tom de voz que fez com que meu personagem revidasse e começasse a discussão entre eles", conta o estagiário.
A encenação motivou discussões por parte dos servidores que estavam presentes, sobre o consumo consciente dos copos descartáveis, indo a encontro às perspectivas da equipe de Educação Ambiental que desejava realmente essa repercussão.
"Acredito que o ato surtiu o efeito que a gente queria. As pessoas estão refletindo sobre o ocorrido. Durante o dia inteiro elas conversaram sobre isso e até quem não viu a discussão ficou sabendo", completa o estudante de teatro.