Secretário Eduardo Matos pede medidas para regularizar acesso ao Viral

Meio Ambiente
20/01/2015 17h02
Início > Notícias > Secretário Eduardo Matos pede medidas para regularizar acesso ao Viral

O acesso à Praia do Viral que fica localizada no litoral sul do Estado, na foz do rio Vaza-Barris, ainda não foi regularizado. O tema levou ao secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, a encaminhar na tarde de ontem, 19, um oficio à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), pedindo a implementação das medidas sugeridas por ele.

"No mês de dezembro de 2013 a Sema discutiu a regulamentação do acesso à Praia do Viral e encaminhou um oficio à Adema com sugestão. Este problema vem se arrastando de lá para cá. Ali é um reduto turístico muito frequentado e que vem se agravando com o tráfego de veículos nos fins de semana. A falta de regulamentação desse acesso coloca o ecossistema daquela região em risco e também a vida de pessoas", explica o secretário Eduardo Matos.

O ofício citado pelo secretário sugere a instauração do colegiado gestor da referida área de proteção ambiental; elaboração, por parte da Adema, de um Plano de Manejo da APA; proibição da circulação de veículos pela fragilidade do ecossistema e riscos de acidentes e realização de fiscalizações permanentes na localidade, através da CPRv e SMTT.

Outro problema apresentado pelo secretário é o volume de resíduos sólidos encontrado em toda a extensão do Viral, sendo possível ver plásticos, garrafas pets e latas em áreas de preservação permanente.