Conselheiros Municipais retomam visitas às Unidades de Saúde

Saúde
04/02/2015 16h24
Início > Notícias > Conselheiros Municipais retomam visitas às Unidades de Saúde

Membros do Conselheiro Municipal de Saúde (CMS) retornaram os trabalhos visitando os serviços geridos pela Secretaria da Saúde de Aracaju. Durante a manhã desta quarta-feira, 4, os conselheiros estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva (no bairro 18 do forte), na Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Mazze Lucas (no Santos Dumont)  e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Jael Patrício (no  bairro Cidade Nova).

As inspeções feitas na UPA Nestor Piva foram acompanhadas pelo coordenador da Rede de Urgência e Emergência (REUE), René Porto, pela gerente de Enfermagem, Denise Dias, pela gerente Administrativa, Solange Silva e também pela coordenadora da UPA, Ana Cristina Melo.

A presidente do CMS, Roseane Patrício reconheceu que, embora o Município precise repor parte do mobiliário e equipamentos dos diversos serviços, já houve avanços na disponibilidade de medicações e insumos hospitalares. Esta foi a terceira inspeção in loco feita pelos conselheiros (a primeira aconteceu em maio e a segunda em novembro do ano passado).

"Observamos que todas as unidades visitadas estão abastecidas e nenhum usuário reclamou de falta de medicação ou de atendimento. É um avanço poder chegar na UPA e nas unidades e ver que os médicos e  demais profissionais estão atendendo normalmente e não ficam parados, alegando falta de materiais", afirmou Roseane Patrício, destacando que outra reivindicação apresentada pelo CMS atendida foi a melhor higienização das salas e consultórios da UPA Nestor Piva .

Conforme a presidente, as visitas do Conselho acontecem para apurar queixas apresentadas por usuários do SUS, sobretudo, denúncias relativas à gerência, trabalhadores, equipamentos, marcação de exames e prestação de serviços. "Vimos durante a visitação de hoje alguns pontos que precisam ser melhorados. Registramos tudo para fazer um relatório que vamos discutir nas próximas reuniões do Conselho, debatendo com a gestão da Secretaria da Saúde. Vamos levar estas informações também aos órgãos competentes como o Ministério Público", afirmou.

O coordenador da REUE, René Porto esclareceu dúvidas e questionamentos pertinentes à estrutura física da UPA.  "Já existem processos de compras e também licitações para aquisição de novos equipamentos e mobiliários. Os procedimentos seguem com todos os entraves burocráticos e formais comuns à gestão pública", afirmou.

A colaboração dos gerentes e diretores que abriram as portas das unidades para as visitações também foi elogiada pelos representantes dos usuários do SUS na Capital. Na unidade Renato Mazze Lucas, a gerente Nadslange Machado reforçou que a atuação dos conselheiros é uma forma de ajudar as unidades a desenvolverem melhor os trabalho em prol dos usuários. "É uma ação importante, pois devemos ter essa preocupação de buscar melhorias, oferecendo um serviço humanizado desde a recepção até o serviço em si", afirmou.

No CAPS Jael Patrício, os conselheiros observaram a acessibilidade dos banheiros, estrutura do prédio entre outros assuntos. Na USF Renato Mazze Lucas, a gestão esclareceu ao CMS que medidas vêm sendo adotadas para solucionar problemas recorrentes como o aparecimento súbito de escorpiões e atender queixas relacionadas à marcação de exames. Para combater os insetos, o local vem sendo passando por dedetizações periódicas. A Vigilância Epidemiológica estuda o problema que pode está relacionado à falta de cuidado em uma propriedade vizinha à unidade.

Para reduzir a fila de espera por exames e consultas do Sistema Único de Saúde (SUS), desde 2014, a Saúde de Aracaju vem promovendo mutirões, atendendo em especial as especialidades mais procuradas como consultas oftalmológicas e exames de ultrassom. No ano passado foram mais de mil usuários atendidos.