Prefeito prestigia reinauguração do Batistão

Agência Aracaju de Notícias
04/02/2015 22h16
Início > Notícias > Prefeito prestigia reinauguração do Batistão

Na noite desta quarta-feira, 04, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, prestigiou a reinauguração do Estádio Estadual Governador Lourival Baptista, a "Arena Batistão". Uma obra do Governo Estadual, orçada em R$ 25 milhões, totalmente adequada aos padrões estabelecidos pela FIFA, o antigo Batistão passa a ter uma nova concepção de "arena". Depois da inauguração, e em comemoração oficial pela entrega do Estádio, aconteceu a partida de abertura da Copa do Nordeste de Futebol entre o Confiança, time sergipano, e o Vitória da Bahia.

Para o prefeito João Alves Filho, o momento foi de vitória para o esporte sergipano. "O estádio Lourival Baptista marcou a história do Estado e hoje é entregue de cara nova, levando mais conforto para os torcedores, jogadores e equipe técnica, que estarão no local. Parabenizo o governador Jackson Barreto, que teve a coragem e o discernimento de realizar uma obra moderna, muito bonita e extremamente atualizada. É um estádio que pode receber qualquer time brasileiro e estrangeiro", afirma.

O comentarista esportivo Carlos Magalhães diz que a história do estádio é maravilhosa. Ao completar 60 anos de Rádio e 77 anos de idade, pode acompanhar o crescimento de toda a história esportiva. Ele viu a inauguração do Estádio Estadual de Aracaju, que depois seria o Batistão, em de 1969, inaugurado com a Seleção Brasileira.

"Vejo esse gesto do Governo como merecedor dos aplausos da comunidade. Que arena maravilhosa, além de um custo aceitável, se relacionado aos demais feitos pelo país. É um grande presente para o futebol e esperamos que a comunidade saiba preservar este presente e dignificar para a grandeza do desporto e do progresso de Sergipe", declara.

Mudanças

Foi feita a impermeabilização das marquises, a instalação de 21 catracas eletrônicas e a implantação do novo sistema de sonorização. Foram instalados sistemas de prevenção e combate a incêndio e de proteção contra descargas atmosféricas.

Para atender os critérios de acessibilidade, foram construídos rampas, seis banheiros para portadores de deficiência, implantados piso e mapa táctil. Os vestiários, cabines de rádio e televisão, camarotes e sala de comando foram climatizados. Com a reforma, o estádio passa a ter capacidade para 15.600 pessoas. Antes, a capacidade era de 14.500.

Com a ampliação, o estádio ganhou três novos lances de arquibancada, proporcionando um aumento de 1.600 lugares sentados, na capacidade total. Foram construídas duas áreas reservadas para cadeirantes, cinco bancos de reserva, dois novos vestiários para juízes (masculino e feminino), pórticos nas ruas Campo do Brito e Cedro.

História

O Estádio Estadual Lourival Baptista, mais conhecido como Batistão, foi construído em 9 de julho de 1969. Desde sua inauguração o estádio já recebeu alguns amistosos da Seleção Brasileira. Nas décadas de 70 e 80 era o palco dos clubes sergipanos que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série A, recebendo dessa forma todos os principais clubes do Brasil e os principais atletas da época.