CRAS Gonçalo Rollemberg abre folia carnavalesca da Semfas

Família e Assistência Social
09/02/2015 16h20
Início > Notícias > CRAS Gonçalo Rollemberg abre folia carnavalesca da Semfas

A Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas) deu a largada para as festas carnavalescas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital sergipana em 2015. O grupo de idosos do Getúlio Vargas, vinculado ao CRAS Gonçalo Rollemberg Leite, deu início à folia momesca, na última sexta-feira, 6.  O carnaval foi comemorado no Museu da Gente Sergipana, localizado no centro de Aracaju. Cerca de 20 idosas tiveram uma tarde diferente com acesso à oficina de ritmos sergipanos, grito de carnaval e passeio pela Feirinha da Gente.

Segundo a coordenadora do CRAS Gonçalo, Bianca Evangelista, a atividade externa foi pensada pela equipe técnica para que houvesse uma intervenção diferenciada com o grupo. “Geralmente, fazemos a interação do carnaval no próprio CRAS, mas esse ano nos sugeriram que fosse em um lugar novo. Então, demos uma olhada na programação e a equipe técnica viu esse momento diferenciado no Museu da Gente Sergipana”, destacou Bianca, enaltecendo o trabalho da equipe que, mesmo fora do horário de trabalho, manteve-se empenhada e compromissada em acompanhar os idosos até o início da noite.

Folia

Assim que chegaram ao Museu da Gente, as idosas do Getúlio Vargas dançaram e aprenderam um pouco mais sobre os ritmos sergipanos em oficina ministrada pelo músico Pedrinho Mendonça e o Grupo Burundanga, projeto que tem como intuito iniciar práticas de percussão, além de aprendizados e conhecimentos de ritmos da cultural local. “Estou adorando tudo. É a primeira vez que venho a esse Museu. Adoro dançar. Também já temos um grupo de dança no CRAS, onde nos apresentamos com Samba de Coco e Ciranda”, afirma a idosa Maria Gonçalo Lima.

Logo em seguida, teve início o Grito de Carnaval com a cantora Patrícia Polayne que transformou o Museu em um baile carnavalesco com cânticos do folclore sergipano. “Já pulei muito carnaval e esse ano comecei aqui e muitos virão. Próxima semana eu tenho mais dois carnavais e vou até fantasiada em um deles”, comenta Lenildes Santos Souza, 68 anos, revelando que participa de vários outros grupos de idosos em CRAS diferentes.

Além da oficina e do grito de carnaval, o grupo também visitou a Feirinha da Gente que ocorre na área externa ao Museu. A feira reúne artesãos e pequenos produtores do interior sergipano. “Fiquei fascinada com essas bonecas porque já fiz muitas, mas hoje não posso mais por causa de um problema de saúde”, disse Luzinete Santos, integrante do grupo.